Guia da Semana

Chegaram as tão sonhadas férias e você já tá fazendo a dancinha da vitória porque vai viajar. Roteiro fechado, campings, hostels e hotéis reservados, passagens compradas. Tudo lindo e maravilhoso como deve ser.

Daí, chega na hora de fazer a mala e você cria um monstro de 40kg que vai azedar a vida na hora de ser carregado por aí e ser pesado na balança do aeroporto. Pior ainda: esta criatura vai engordar na viagem e voltar com uns 10kg a mais de souvenirs e presentinhos. É ou não é?

Se você se identificou com a descrição acima, não se preocupe. Aqui você vai encontrar dez dicas simples e espertas que vão te ajudar a fazer sua mala mais leve (e mais útil)!

Quanto menor, melhor

Você vai ficar 20 dias fora e já sai querendo pegar a caçamba de entulho da rua pra fazer de mala e poder caber o que vai levar.

Dica: pense ao contrário. Já escolha uma mala pequena, assim você não vai ficar tentando “preenchê-la” com coisas supérfluas que nunca serão usadas e só farão volume e massa na viagem.

Estude seu roteiro

Já tem um roteiro pronto e sabe exatamente que caminho percorrer, onde se hospedar e que passeios fazer? Saiba que a melhor maneira pra organizar a mala é planejar bem seu itinerário.

Dica: estude bem o seu roteiro e os locais que vai visitar. Projete-se nos lugares e veja que roupa está usando, qual a temperatura média, se é chique, despojado ou faz frio na hora de dormir. Se tiver tempo (e paciência), pode até criar um storyboard pra ajudar.

A lista é sua maior aliada

Tanto para organizar afazeres, quanto pra fazer compras no mercado e em outros estabelecimentos, a lista também é uma peça fundamental na hora de fazer a mala.

Dica: faça uma lista de todos os itens que você planeja levar e depois cheque-a duas vezes - nem pensar menos de duas vezes!

O insustentável peso dos tecidos

Você, provavelmente, já percebeu que alguns tecidos pesam mais que outros. Assim como alguns tênis parecem ser feitos de chumbo, outros podem ser movidos com a força de um assovio.

Dica: se possível, substitua o jeans por alguma calça de sarja, canvas ou o que tiver no armário que seja mais leve e troque o tênis por sapatos, sapatilhas e papetes.

Evitando um arco-íris carnavalesco

Se não for carnaval e rolar uma viagem de lazer ou de negócios, é legal variar nas cores mas sem promover uma miscelânea de paletas e sair por aí parecendo que um quadro do Pollock passou por cima de você.

Dica: escolha calças, shorts, camisetas e blusas de cores neutras e abuse dos acessórios coloridos, como lenços, brincos, gravatas, bolsas e etc. Garantimos que não tem erro.

Sessão de descarrego

Você vai pra um lugar que faz sol e calor, com zilhares de opções de passeios e o lugar em que você vai se hospedar dispõe de quadra de tênis, pista de corrida, luta de esgrima, polo e muitas outras possibilidades.

Dica: pratique o desapego e descarregue todas as coisas que você “acha que talvez” possa usar na viagem, tipo o tênis de corrida, a espada de esgrima, a camiseta de chuva com sol e etc. Leve o básico para não passar calor e nem frio.

Deixe o banheiro em casa

Nós sabemos que seu óleo, creme e máscara pós-banho são itens indispensáveis do seu dia. Também estamos a par da importância de usar três tipos de shampoo e secador diariamente. Porém, leve o que é necessário sem levar o banheiro dentro da nécessaire.

Dica: se os frascos forem grandes, passe os produtos para frascos menor, mais fáceis de passarem, inclusive, pelo embarque no aeroporto. Quanto a secador de cabelo e outros itens, normalmente, eles estão disponíveis nos hotéis e afins. Usufrua ao máximo dos produtos que disponibilizarem no lugar em que está hospedado.

O milagre da multiplicação

Não que você tenha que adquirir roupas gremlins pra poder aguá-las e fazer pipocar novas peças de vestuário. Mas existe uma comodidade chamada “máquina de lavar roupa”.

Dica: verifique qual dos lugares que você vai visitar que possuem máquina de lavar e lave a sua roupa suja para poder reutilizá-la e não ter que levar um conjunto para cada dia.

De fora para dentro

É um saco ficar mexendo na mala e ter que desfazê-la, mesmo que parcialmente, toda hora que lembrar de incluir algo que vai precisar na viagem ou quando desiste de um item que percebeu que é supérfluo.

Dica: faça a mala fora da mala primeiro. Isso mesmo. Coloque sues pertences na cama, no chão, na mesa ou onde preferir e faça a dupla checagem de tudo antes de colocar as coisas dentro da mala. Desta forma, é mais fácil se organizar e fazer alterações na bagagem.

A balança é sua amiga nessas horas

Normalmente, usamos o nível de dificuldade que temos pra carregar nossa mala, levantá-la e subir escadas com ela, como unidade de medida pra saber se ela está pesada, leve ou de boa.

Dica: não dê uma de Mãe-Dinah-halterofilista e faça o favor de ir até a farmácia mais próxima pesar sua mala pra embarcar com ela ciente do peso. Quem vai subir na balança é a mala, não você.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 23 Dez 2016.