Guia da Semana

Ao idealizar novos edifícios, muitos arquitetos mantém os olhos para o futuro e imaginam como o mundo vai ser daqui a algumas décadas. Existem projetos que levam anos e anos para serem concluídos, mas quando finalmente ficam prontos, é como se tivéssemos entrado em uma máquina do tempo.

+ As pontes mais longas do mundo
+ Os 11 lugares mais secretos do mundo

Alguns prédios são tão impressionantes que nem parecem ser reais. Outros são tão conceituais que podem ser considerados verdadeiras obras de arte. Veja com os seus próprios olhos

Fuji TV - Japão

Este edifício metálico futurista é sede da TV Fuji e um dos edifícios mais marcantes do Japão. No meio dele tem uma bola de prata gigantesca, com 32 metros de diâmetro e aproximadamente 1.2 toneladas. A bola está a 123 metros do chão, dela você tem uma bela vista para a Baía de Tóquio.

Lloyd - Inglaterra

Parece que este prédio saiu diretamente de um filme sci-fi, mas ele está localizado na Lime Street, em Londres. Construído entre 1978 e 1986, o edifício é um marco arquitetônico e um dos mais conhecidos da cidade. O interessante é que não só a escada mas também as tubulações de água e os elevadores ficam na parte de fora do prédio.

The Guggenheim Museum – Espanha

É uma das obras mais admiradas da arquitetura contemporânea e depois que foi inaugurada, em 1997, se tornou um dos edifícios mais importantes do século XX. Com mais de uma década de sucesso, o museu já recebeu mais de 10 milhões de visitantes.

Norddeutsche Landesbank - Alemanha

Além de ser visualmente marcante e trazer a perfeita integração da arquitetura com a paisagem ao redor, o edifício também é sustentável. Pra você ter ideia, os escritórios não tem sistema de ar condicionado, as fachadas duplas fazem com que a ventilação seja totalmente natural e ainda poupam energia otimizando a iluminação.

Estádio Nacional de Pequim - China

Também conhecido como “Ninho de Pássaro”, o Estádio Nacional de Pequim foi construído em 2003 para receber os Jogos Olímpicos de 2008. Ele pode receber confortavelmente 80 mil espectadores, mas chegou a comportar 91.000 pessoas durante as Olimpíadas. O custo da construção foi de aproximadamente US$ 423 milhões.

John Curtin School of Medical Research – Austrália

É um dos centros de investigação biomédica mais importantes da Austrália. Localizado em Camberra, o prédio é todo revestido em aço e, além de dar movimento ao projeto, a fachada representa as moléculas de DNA.

Fashion Show Mall – Estados Unidos

Localizado no Vegas Strip, em Las Vegas, o Fashion Show Mall foi originalmente inaugurado em 1981, mas sofreu muitas melhorias durante uma reforma em 2003. Essa estrutura gigante é chamada de “Nuvem” e funciona como uma sombra durante o dia e uma tela de cinema à noite.

The National Library - Bielorrússia

Fundada em 1922, a Biblioteca Nacional da Bielorrússia foi completamente reformada em 2006. O prédio tem mais de 72 metros de altura e conta com 22 andares, sendo a maior biblioteca do país reunindo uma coleção de mais de 8.600.000 livros. Olhando assim parece que o edifício está em Marte, né?

Centro de Justiça Civil de Manchester – Reino Unido

Além de ter um design inovador, este edifício também é sustentável. O sistema de ventilação natural e a enorme fachada de vidro permitem que a luz natural entre no prédio sem a necessidade de recorrer à iluminação elétrica.

Kunsthaus - Áustria

É um museu de arte moderna construído com baixo impacto ambiental e é um referencial em arquitetura sustentável. Localizado em Graz, na Áustria, o “Alien Friendly”, como também é conhecido, foi fundado em 2003 e dispõe de uma área de 2,5 mil m² divididos em áreas para exposições, hospedagem e espaços comuns.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 22 Nov 2013.