Guia da Semana

Não existe nada melhor do que dar uma pausa na rotina e fazer uma viagem. Independente se você busca relaxar em algum resort, conhecer outras culturas ou fazer esportes radicais, as férias são uma oportunidade para viver bons momentos. Ainda assim, é preciso tomar uma série de providências e cuidados para que uma besteira não acabe com seu momento de paz.

Esquecer um documento ou se atrasar para um voo podem comprometer todo o seu itinerário e, pior ainda, exigir mais gastos emocionais e financeiros. Pensando nisso, o Guia da Semana separou uma lista com 11 dicas para a sua viagem não dar errado.

Faça um bom roteiro

A viagem começa muito antes do dia em que você embarca. Ao escolher seus destinos, pense em um roteiro que leve em consideração o fuso horário e o clima de cada local. Pode parecer besteira, mas isso pode te livrar de um resfriado e de ter que se preocupar com remédios durante a viagem.

Outro ponto importante do roteiro se refere ao tempo em que você vai ficar em cada lugar. Às vezes a vontade de conhecer o maior número de lugares possíveis faz com que você fique menos de um dia em cada um, ou seja, só vai servir para tirar aquela foto e ir embora. Você já tem pressa durante todo o ano, não merece ficar assim durante as férias.

Cópias autenticadas de documentos

Todos sabem a dor de cabeça que é perder documentos e ter que tirá-los novamente. Imagine ter que fazer isso durante a viagem? Uma das dicas mais importantes dessa lista é: tire cópias autenticadas de passaportes e RG’s e guarde os originais em um lugar seguro.

Perde-los pode significar perda de passagens e de muito, mas muito tempo. Se for uma viagem internacional, o risco é ainda maior, já que o passaporte, por exemplo, é a sua melhor identificação.

Identifique sua bagagem

As pessoas mais discretas gostam de comprar aquelas malas pretas e tradicionais que não chamam a atenção de jeito nenhum. O problema é que, na hora de procurá-la na esteira, passam mais 100 malas iguais a ela, surgindo o risco de você pegar a mala de alguém ou pior, de pegarem a sua por engano.

Por isso, não custa nada arrumar uma fitinha colorida e amarrar na alça da sua bagagem. Isso vai te poupar tempo e estresse. Se você ainda não comprou sua mala, escolha uma bem escandalosa e fácil de ser notada.

Faça uma mochila de mão

Imprevistos acontecem. Por mais competente que seja a logística dos aeroportos , pode acontecer da sua bagagem ir parar em outro país e até mesmo em outro continente. Faça uma mochila com uma troca de roupas, escova de dentes, desodorante e tudo o que você achar indispensável em um momento de apuro.

Pense que essa mochila vai ficar em sua posse o tempo todo, inclusive durante o voo. Ela é importante também para colocar coisas que poderiam quebrar se ficassem na sua mala, visto que estas não são tratadas com muita delicadeza nos bastidores dos aeroportos. Lembre-se de seguir as regras do que pode ou não ser levado na bagagem de mão.

Anote telefones

É lógico que encontrar telefones de consulados, empresas aéreas e de cartão de crédito ficou bem fácil com a internet. No entanto, você pode precisar de algum desses contatos com urgência e não vai poder contar com wi-fi de aeroportos ou internet móvel.

Reserve um tempinho antes da viagem para anotar esses números importantes em algum pedaço de papel e guarde-o na sua mochila de mão. Médicos também são importantes para entrar nessa lista.

Roupas confortáveis, mas apresentáveis

Apesar de não parecer “correto”, a sua imagem conta, e muito, na hora de viajar, especialmente para fora do país. Ao passar pela alfândega, você será analisado e pode ser barrado por qualquer desconfiança que sentirem em relação a sua imagem, incluindo o vestuário.

Claro que não é necessário comprar terno e gravata para pegar um avião. Escolha roupas bem confortáveis e pouco apertadas para não sentir mal estar durante o percurso. O segredo é saber balancear o confortável com o apresentável. Nem pijama, nem social.

Chegue cedo ao aeroporto

Já escrevi anteriormente e repito: imprevistos acontecem! Se você mora em uma cidade grande então, sabe muito bem disso. Em voos nacionais, a exigência é que o passageiro chegue 2 horas antes da decolagem. Para voos internacionais são 3 horas de antecedência.

Não existe a mínima necessidade de esperar até o último momento em casa para ir correndo para o aeroporto. Um acidente, protesto, chuva ou qualquer coisa parecida podem colocar tudo a perder. Os aeroportos de hoje em dia têm muito entretenimento e restaurantes que vão fazer o tempo passar rapidinho.

Atenção nos seus pertences

Aeroportos e rodoviárias são lugares cheios de pessoas que você não conhece, indo para qualquer lugar do país e do mundo. Nem é preciso dizer que nem todas essas pessoas tem boa índole, portanto, tenha atenção aos seus pertences.

Isso vale também para o jeito que você carrega suas coisas. Documentos importantes devem ser colocados naquelas pochetes que ficam por baixo da roupa. Basta virar para a atendente do restaurante que alguém pode pegar sua mochila e sumir no meio da multidão. Não corra esse risco.

Beba bastante líquido

Provavelmente você vai sentir fome em algum momento da viagem e terá que esperar um pouco pelo serviço de bordo ou algo do tipo. Tudo bem, a fome pode esperar. O que não pode ser descuidado é o seu consumo de líquidos, de preferência sucos e água.

O ar pouco circulado de aviões e aeroportos não fazem bem e exigem um consumo de líquido ainda maior. Dependendo do tamanho da garrafa não é possível entrar no voo, mas não se acanhe em pedir para os membros da tripulação o que estiver precisando.

Cuidado com o seu dinheiro

Durante uma viagem, é necessário andar com mais dinheiro vivo do que no dia a dia. Apesar das casas de câmbio oferecerem cartões carregáveis e alternativas a isso, é importante ter dinheiro em espécie para algum momento de apuro.

Quando chegar ao seu destino, deixe um pouco de dinheiro no cofre do hotel e não ande com grandes quantidades. Isso vale também para pertences de valor.

Aproveite cada segundo

Por mais clichê que pareça, o ditado “tudo que é bom dura pouco, mas o bastante para se tornar inesquecível” representa exatamente o principal objetivo da sua viagem: viver bons momentos. Escolha um destino que esteja de acordo com as suas vontades e esqueça do “mundo normal” por alguns dias. Tire fotos, mas não se prenda em divulgar cada uma delas nas redes sociais. As melhores lembranças estão em um lugar que só você pode ver e “reviver” de alguma forma.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 16 Set 2014.