Guia da Semana

É impressionante como existem lugares pelo mundo que parecem ter vindo direto de uma cena de filme. Como que pode um lugar estar em chamas a mais de 40 anos? Ou ainda, um vulcão que abriga lagos que mudam de cores com o tempo?

Por essas e outras, percebemos que o Planeta Terra ainda esconde maravilhas que nos surpreendem diariamente. Veja uma lista com lugares surreais espalhados pelo mundo:

Grand Prismatic - Wyoming

Quem vê essa imagem maravilhosa nem imagina que esse efeito é por conta de bactérias, isso mesmo, bactérias pigmentadas que se localizam ao redor das bordas da água que é rica em minerais . A temperatura dessa “lagoa” chega 71ºC é a maior fonte de água quente dos EUA e a terceira maior do mundo.

Crescent Lake - China

Este fascinante oásis no meio deserto de Gobi, na China é Patrimônio Mundial da Humanidade e uma das maiores atrações turísticas da região. Uma pena que desde dos anos 70 seu tamanho vem diminuindo e agora está três vezes menor do que o tamanho original.

The Wave - Arizona

Esta formação rochosa de arenito fica localizada perto da fronteira de Arizona e Utah, no o Parque de Coyote Buttes Norte. Conhecida como The Wave é famosa por seus coloridos e principalmente por suas ondas. Pra chegar até lá você precisa de uma licença, pois apenas 20 pessoas por dia são autorizadas a visitar o lugar.

Badab-e Surt - Irã

Esse local fica na província de Mazandaran, no norte do Irã. É uma região repleta de degraus que foram formados ao longo de milhares de anos devido ao fluxo de água corrente de duas fontes termais minerais que foram resfriadas no meio da montanha.

Kelimutu - Indonésia

Esse vulcão abriga três lagos e cada um deles com cores que variam ao longo do tempo devido as atividades vulcânicas e as reações químicas dos minerais nos lagos. Se você pretende visitar o local prepare-se pra fazer uma caminhada de 1.639 metros de subida.

Darvaza- Turcomenistão

Em 1971 os soviéticos estavam perfurando em torno da pequena aldeia de Darvaza deram de cara com uma caverna cheia de gás natural. Por conta das obras, o chão do local acabou cedendo deixando um enorme buraco. Pra evitar a descarga de gás venenoso, foi decidido que a melhor solução seria queimar o local, mas eles nem imaginavam que estaria queimando até hoje.

Praia Escondida - México

Diversas ilhas deste arquipélago foram formadas a partir de atividades vulcânicas, mas o caso desta praia em Puerta Vallarta foi um pouco diferente. Uma explosão de bomba feita pelo exército mexicano causou o efeito. Pra chegar até lá é preciso passar nadando por um arco de rocha.

Fly Geyser - Nevada

Foi criado acidentalmente por meio de perfuração. O poço não foi tampado corretamente e os minerais começaram a borbulhar. O Fly Geyser fica dentro de uma fazenda particular e por isso várias organizações têm tentado adquirir o local pra torná-lo uma atração turística, mas foram negados. Poucas pessoas tem acesso ao lugar.

Chand Baori - Índia

Essa construção geométrica com profundidade de 20 metros possuí 11 níveis de escadas e foi projetada 800 D.C pra funcionar como um reservatório de água. É cerca de 5 a 6 graus mais frio do que no nível do solo. O local também foi usado como um local de encontro para moradores durante os períodos de calor intenso.

Grande Buraco Azul - Belize

Os 300m de diâmetro e 124m de profundidade no meio do Oceano Atlântico é o paraíso para os mergulhadores. O buraco se formou quando o nível do mar era muito mais baixo do que na atualidade, há milhares de anos.

Preikestolen - Noruega

A vista do topo desta alta falésia de 604 metros de altura é tão incrível que é um dos lugares mais visitados na Noruega. Mas não pense que é tão fácil chegar até o topo de Preikestolen, pra conseguir ter essa vista privilegiada você precisa percorrer 3,8 km.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 9 Ago 2015.