Guia da Semana

Pra começar um país, você precisa de pelo menos duas coisinhas básicas: um território e o um reconhecimento das Nações Unidas. Se você não conseguir ter isso, você para a categoria de estados conhecidos como micronações.

+ Conheça os 10 melhores lugares para se viver
+ Lugares do Brasil pra passar uma temporada quando chegar a velhice

Já existem algumas micronações espalhadas por aí, e cada uma com a sua peculiaridade. Tem desde um considerável espaço territorial até mesmo uma casa, como é o caso do austríaco Edwin Lipburger, veja só:

República de Kugelmugel

As autoridades austríacas não deixaram que Edwin Lipburger tivesse uma casa em forma de bola, então sabe o que ele fez? Declarou independência! A bola, oops, a casa, foi transferida para um parque de Viena e delimitada com cerca de arame farpado. Edwin se recusou a pagar impostos e só não foi para a prisão porque o presidente austríaco perdoou.

North Dumpling Island

Localizada na costa de Connecticut, esta ilha foi comprada por Dean Kamen. Ele até tentou construir uma turbina eólica, mas o governo dos Estado Unidos negou. Mais tarde, ele teve que assinar um pacto de não agressão com o então presidente George W. Bush.

Reino da Valáquia

Fundada em 1997 pelo fotógrafo Tomáš Harabiš, esta micronação foi criada em um canto da República Checa com a intenção de atrair turistas. Deu super certo, inclusive eles fizeram passaporte para 80 mil cidadãos e já teve até golpe palaciano.

Whangamomona

Com sede na cidade da Nova Zelândia, esta micronação já teve uma cabra como Presidente, que permaneceu no posto entre 1999 e 2001. Quer que continue ou pode parar por aqui? Melhor parar, né?

Filettino

Para reduzir os custos administrativos, os habitantes desta pequena vila italiana se fundiu com a aldeia vizinha e pensaram: Por que não declarar independência? Foi isso que aconteceu. A micronação tem a sua própria moeda, estabeleceu um brasão e fez uma Constituição.

Principado de Hutt River

Essa é uma das micronações mais famosas. O agricultor de trigo Leonard Castelo começou esse pequeno país no meio da Austrália por estar insatisfeito com uma quota imposta pelo governo ao trigo. Sua população é de apenas 60 habitantes.

República de Minerva

Foi uma tentativa do milionário Michael Oliver em criar um microestado. Em 1971, ele enviou barcos carregados de areia da Austrália para elevar o nível dos recifes sobre o mar, assim ele criou uma ilha artificial que permitiu a construção de uma torre onde se içou a nova bandeira. Em 1982, tropas do exército de Tonga, os expulsaram de lá.

Molossia

Localizada no meio de Nevada, essa micronação começou em 1977 com um senhor chamado Kevin Baugh. Trata-se um território com meio hectare que comporta uma população de seis habitantes, um banheiro, uma ferrovia em miniatura e até um campo de batalha.

Akhzivland

Depois que o governo israelense tentou demolir sua casa, Eli Avivi declarou independência e foi reconhecido pelo Ministério do Turismo Israel como uma micronação. Atualmente, Eli investe fortemente em seu território para atrair turistas do mundo inteiro.

The Grand Duchy of Westarctica

Em 2001, quando Travis McHenry viu que havia um pedaço de território dando sopa lá no antártico, ele não pensou duas vezes em se tornar a realeza. Porém, até o momento, tudo o que seu país conseguiu foi produzir alguns selos.

Republic of Morac-Songhrati-Meads

Fundada pelo capitão naval James Meads na década de 1870 sobre as Ilhas Spratly, a República Morac, foi campo de batalha entre China , Malásia, Taiwan e Vietnã na Segunda Guerra Mundial.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 18 Nov 2013.