Guia da Semana

Tudo que é proibido parece ser mais interessante. Desde pequenos, essa regra é uma das mais recorrentes e verdadeiras. Ao redor de todo o planeta, existem locais e áreas isoladas que carregam suposições e mistérios que deixam qualquer um curioso.

De experiências extraterrestres até cidades subterrâneas, as histórias se parecem mais com roteiros de filmes de Hollywood transportadas para a realidade. Pensando nisso, o Guia da Semana separou 5 lugares incríveis que são proibidos e mereciam ser visitados.

Ilha de Niihau – Havaí

Quando você pensa em ir para o Havaí, com certeza está em busca de tranquilidade, ondas perfeitas, praias paradisíacas e drinks. No entanto, uma das maiores ilhas havaianas traz um fator ainda mais interessante. Os 130 habitantes permanentes de Niihau não tem água encanada e eletricidade.

Além dos moradores, os únicos autorizados a desembarcar na ilha são membros da Marinha, funcionários do Governo e parentes dos nativos. Tudo isso com autorizações especiais e, mesmo assim, o contato com qualquer habitante é estritamente proibido. A proposta desse isolamento é preservar a cultura e a vida selvagem da ilha.

Arquivos Secretos do Vaticano

O Vaticano já é um lugar misterioso por si só. Além de ser a morada do Papa, o local guarda um dos maiores mistérios da humanidade: os Arquivos Secretos do Vaticano. Esses arquivos são nada menos do que correspondências papais, livros, processos de inquisição e vários outros documentos acumulados pela Igreja Católica ao longo dos séculos.

Em séculos passado, os arquivos já foram declarados totalmente proibidos para pessoas não-autorizadas. Os mais de 35.000 volumes de documentos ainda estão distantes do público em geral. Alguns acadêmicos selecionados podem solicitar o acesso a alguns arquivos com antecedência, ainda assim, isso não é garantia de que ele será autorizado a vê-lo.

Centro de Operações de Emergência – Mount Weather

Se você não é um agente especial do FBI ou um membro de altíssimo escalão do governo americano, com certeza esse lugar vai ficar apenas na sua imaginação. Criado em 1950 durante a Guerra Fria, o centro é responsável por coordenar as ações de emergência especialmente em situações de grandes catástrofes.

Em acontecimentos como os ataques terroristas de 11 de setembro, o local foi extremamente acionado e serviu de abrigo para autoridades. Atualmente, ele cuida de pequenas catástrofes e do tráfego de telecomunicações estadunidenses.

Metro - 2 : sistema de metrô secreto em Moscou

O período ditatorial de Stallin guarda muitos segredos. A existência de uma linha secreta de metrô é um dos mais comentados no que se refere à época da Guerra Fria. A teoria é que 4 linhas adicionais em relação às públicas se encontram entre 50 e 200 metros de profundidade interligando importantes pontos administrativos nacionais.

Os principais pontos interligados seriam o Kremlin de Moscou (sede do governo), o Quartel General de Segurança, o aeroporto de governo e a cidade subterrânea denominada de Ramenki.

Área 51 – Estados Unidos

Uma das pouquíssimas coisas que se sabe sobre a Área 51 é que ela realmente existe. Antes de 1994, a sua existência era apenas uma especulação. Suposições não faltam. É considerável, por exemplo, que o avião imune a radares, chamado de F – 117, foi desenvolvido por aqui.

As histórias mais famosas sobre o local giram em torno de experiências extraterrestres. Não é por acaso que existem vários filmes que tratam do tema e trazem a Área 51 a tona. Independence Day e Indiana Jones estão entre os mais famosos. O local abrange uma área de 1550 kilômetros quadrados e se localiza no condado de Lincoln, Nevada.

Atualizado em 22 Jul 2014.