Guia da Semana

Viajar de navio é sempre uma das opções preferidas para sair da rotina. Isso por conta de ótimo custo-benefício, pela comodidade e pelo fato das companhias oferecerem muitas alternativas de lazer. Como esse tipo de turismo está cada vez mais em alta, o número de rotas aumentaram e deixam dúvidas nas pessoas na hora de tomar a decisão.

Aqui no Brasil, as principais saídas são Santos, Rio de Janeiro e Salvador e algumas rotas tornaram-se tradicionais, como Búzios e Ilhéus. Os navios que partem do Brasil não se restrigem a ficar navegando apenas pelo país, o que abre ainda mais opções aos turistas.

O Guia da Semana listou 5 rotas de navio para você decidir por onde quer viajar. Confira:

BRASIL E AMÉRICA DO SUL

ROTA 1:

Santos - Rio de Janeiro - Salvador - Ilhéus – Búzios

Essa é uma das rotas mais procuradas e mais tradicionais dos navios. Companhias diferentes oferecem a mesma. O trajeto dura uma semana e as paradas são ótimas oportunidades para conhecer lugares diferentes.

ROTA 2:

Santos - Búzios - Salvador - Angra dos Reis – Ilhabela

Outra rota tradicional aqui é um pouco parecida com a primeira, mas oferece aos viajantes a oportunidade de explorar as muitas ilhas de Angra dos Reis (se quiser alugar uma lancha para passear) e também conhecer a bonita praia do litoral paulista, Ilhabela.

ROTA 3:

Santos - Montevidéu - Punta del Este - Buenos Aires

Os navios que saem do Brasil também passeiam pela América do Sul. Essa é uma das rotas que passa pelos três principais pontos que a maioria das companhias oferece. Uma ótima oportunidade para conhecer duas capitais de uma vez só e ainda desfrutar da belíssima praia uruguaia de Punta del Este. Outras rotas parecidas passam pela cidade de Itajaí, em Santa Catarina.

EUROPA:

ROTA 4:

Santos - Rio de Janeiro - Salvador - Recife - Ilhas Canárias (Espanha) - Malága (Espanha) - La Valleta (Malta) - Corfu (Grécia) - Dubrovnik (Croácia) - Veneza (Itália)

As rotas que partem do Brasil e percorrem a costa da Europa evidentemente são mais longas, ou seja, tem que gostar bastante do mar! Normalmente as viagens duram de 15 a 20 dias e existem muitas rotas para escolher.

ROTA 5:

Rio de Janeiro - Salvador - Ilhas Canárias (Espanha) - Malága (Espanha) - Barcelona (Espanha)

Essa rota é um pouco mais curta e o foco na Europa é a costa espanhola. Conhecer Barcelona é o grande foco desta viagem. É possível achar rotas que foquem em apenas 1 ou 2 países, como neste caso.

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 4 Ago 2015.