Guia da Semana

Começa a esfriar e você só pensa em ficar em casa, embaixo dos cobertores? Nada disso! No Brasil ou no exterior, opções para quem quer curtir as férias ao lado de uma lareira, tomando vinho e comendo fondue é o que não falta. Na Serra Catarinense, por exemplo, você pode conhecer neve, enquanto na Serra Gaúcha encontra o romantismo e o charme de Gramado.

Confira então a lista de destinos que o Guia da Semana separou para você curtir o frio com diferentes atrações culturais e belas paisagens. Agora é só separar os casacos e viajar.

Serra Fluminense, Rio de Janeiro

Junto com o frio, você ainda pode conhecer parte da história do Brasil nas cidades da serra fluminense Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. As cidades são bastante charmosas e oferecem várias atrações aos turistas, com a Casa da Ipiranga, o Palácio de Cristal e a casa de Santos Dumont.

Bariloche, Argentina

Você quer ver a neve, mas não quer ir muito longe? Bariloche é o seu destino. Ideal para aqueles que querem esquiar, Bariloche é também um dos destinos preferidos dos brasileiros no inverno. Além do esqui, a diversão fica por conta dos passeios de teleférico com vistas incríveis da natureza, das voltas de trenó e dos bonecos de neve. Com temperaturas negativas no inverno, é indispensável levar roupas térmicas e impermeáveis.

Gramado, Rio Grande do Sul

Considerada a “Europa brasileira”, Gramado é a cidade gaúcha que recebe mais turistas – que esperam ansiosamente a neve - no inverno. Além da arquitetura inspirada no estilo alemão, a cidade é cheia de cafés para quem quer se esquentar sem deixar de aproveitar a cultura da cidade.

Ushuaia, Argentina

Conhecida como a "cidade no fim do mundo", Ushuaia, na Argentina conta com um clima gelado até mesmo no verão. Com visitantes de todas as partes do planeta, Ushuaia é riquíssima em vida marinha e as opções para interagir com os animais vão desde caminhar com pinguins, até mergulhar com leões marinhos, focas e baleias.

São Joaquim, Santa Catarina

Uma das poucas cidades do Brasil que registram neve, São Joaquim tem seus hotéis e pousadas lotados quando chega o inverno. Com temperaturas que podem chegar a 10ºC negativos, a cidade oferece programas para todos os gostos. Degustação de vinhos, trilhas em meio à neve com tirolesa e escalada e mirantes a quase 2 mil metros de altura são algumas das opções de lazer.

Pucón, Chile

Uma das mais lindas cidades chilenas, Pucon conta com uma infinidade de atrativos para qualquer turista. A cidade é bastante popular entre aqueles que praticam esportes radicais como esqui, canoagem, rafting e alpinismo. Além do belíssimo lago que banha a cidade, o município fica aos pés do vulcão Villarica, que tem quase 3 mil metros de altura e é de fácil acesso aos visitantes.

Campos do Jordão, São Paulo

Localizado na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é conhecida como a “Suíça brasileira” é de longe uma das cidades brasileiras mais visitadas no inverno. A cidade conta com uma extensa programação cultural e uma vida noturna agitada – diferente da maioria das cidades serranas.

Por Renata Fernandes

Atualizado em 1 Jun 2015.