Guia da Semana

Saltar de paraquedas é uma vontade que muitas pessoas têm, mas que nem todas tem coragem de realizar. A sensação da queda em ar livre e toda a adrenalina do salto fazem dessa experiência inesquecível para todas as pessoas que já se aventuraram.

No Brasil existem lugares específicos para saltar, como a cidade de Boituva, com a Sky Company, que é referência internacional. O recomendável é estudar bastante os detalhes que fazem parte desse processo, para ficar tranquilo.

Para ajudar quem nunca saltou, mas tem vontade, o Guia da Semana listou 7 dicas para que sua primeira vez seja inesquecível. Confira:

1. Pesquise bem o lugar do salto

Procure ouvir pessoas que já saltaram ou até mesmo paraquedistas profissionais. O lugar do salto precisa te dar confiança para realizá-lo. Escutar a opinião de alguém que já o fez vai te ajudar na hora da escolha.

2. Conheça todos os riscos envolvidos

É evidente que existem alguns riscos quando se fala em saltar de paraquedas. Os instrutores dizem que a maioria dos acidentes acontece por descumprimento de regras ou decisões precipitadas.

3. Vestimenta e sono

Antes de saltar, tenha uma noite de sono tranquila para estar com o nível de concentração no máximo. Escolha roupas leves e confortáveis, pois os equipamentos de segurança do paraquedas podem incomodar com determinado tipo de roupa.

4. Assista vídeos

Antes de saltar é interessante pesquisar bastante sobre tudo que tiver dúvida. Na internet existem muitos vídeos de pessoas realizando saltos que podem ajudar no melhor entendimento.

5. Evite saltar resfriado

Estar resfriado ou com congestão nasal pode prejudicar seriamente seu salto. A respiração é um fator importante quando está em queda livre. Se não estiver 100%, remarque o salto.

6. Instrutor

A experiência do instrutor é fundamental no salto, afinal, você não quer depositar sua confiança em alguém inexperiente, certo? Converse com os instrutores, saiba mais da história deles e tente extrair todo o tipo de informação que vai te ajudar na hora.

7. Túnel de vento

O túnel de vento é como se fosse a simulação do salto. Se tiver com um pouco de medo ou insegurança faça o teste para ver como que você se sai no túnel. Ele vai te dar uma noção da adrenalina que você vai sentir no salto.

Tenha tranquilidade... Aproveite o máximo e bom salto!!!

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 26 Jun 2015.