Guia da Semana

Andar de bicicleta é uma das melhores e mais prazerosas formas de exercitar o corpo. Existem muitos lugares que possibilitam pedalar com vista para praias, lagos, montanhas e até belas trilhas urbanas. Imagina se todas essas belezas naturais ainda fossem na mesma cidade?

No Rio de Janeiro, é possível pedalar por muitos lugares diferentes, um mais bonito que o outro. A cidade oferece a chance de poder passear pela orla da praia e tomar uma água de coco, pela Lagoa Rodrigo de Freitas ou até subir o Arpoador para apreciar o pôr-do-sol.

O Rio de Janeiro tem muitas opções para pedalar e o Guia da Semana listou para você 7 lugares. Confira a lista:

Praia do Arpoador

Cenário clássico do Rio, a Praia do Arpoador é ótima para andar de bicicleta, principalmente para subir a Pedra do Arpoador. Lá, todos os dias, pessoas se reúnem para assistir ao pôr-do-sol de um dos picos mais bonitos da cidade, com visão para a praia de Copacabana e Ipanema.

Aterro do Flamengo

Um dos melhores lugares para pedalar a vontade no Rio de Janeiro. O parque é rodeado de lugares verdes, com muitas árvores. Lá você também vai ver o jardim de Burle Marx e vai ter um contato incrível com a natureza para andar de bicicleta.

Paineiras

No parque da Tijuca esse é um dos lugares mais bonitos para andar de bicicleta. Com cerca de 5 km para pedalar, o trajeto tem descidas e subidas, mas também há belezas naturais para descansar, como as cachoeiras.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Localizado na Zona Sul, próximo a Ipanema, é um dos locais mais procurados pelas pessoas para práticar exercícios e até mesmo para curtir o dia. Com pista de ciclovia, o trajeto chega a pouco mais de 7 km.

Vista Chinesa

Na Floresta da Tijuca, essa construção de estilo oriental será o alvo da pedalada. Lá de cima, é possível avistar o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Pão de Açúcar. Tem que ter fôlego e certa experiência, pois a subida exige preparo.

Quinta da Boa Vista

Esse é um passeio dois em um. Além de poder pedalar em lugar histórico, você também pode se programar para conhecê-lo. A Quinta da Boa Vista era uma casa da família real brasileira e o local dispõe de um ótimo espaço verde para pedalar.

Bosque da Barra

Na Barra, esse bosque fechado é ótimo para quem deseja pedalar, correr ou se exercitar. O local fica aberto das 7 às 17h, e durante o horário de verão fecha uma hora mais tarde. Muito arborizado, é uma ótima dica para os ciclistas.

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 17 Nov 2015.