Guia da Semana

Uma boa opção de roteiro turístico nas próximas férias é visitar os parques nacionais de cada cidade. E nada melhor do que escolher aqueles que, ao mesmo tempo em que oferecem paisagens e aventuras incríveis aos viajantes, também evitam a degradação dos ecossistemas.

Confira então a lista de parques nacionais imperdíveis ao redor do mundo que o Guia da Semana preparou para você conhecer na sua próxima viagem.

Parque Nacional Kruger, África do Sul

Maior parque da África do Sul, com quase 20 mil quilômetros quadrados, o Parque Nacional de Kruger é um dos mais procurados para um safári, já que conta com o famoso “big five” - leões, leopardos, rinocerontes, elefantes e búfalos, e centenas de espécies de pássaros e répteis. Os roteiros têm o acompanhamento de um segurança, ideais para acampar ou simplesmente passear com a família.

Parque Nacional do Nordeste da Gronelândia

O maior parque nacional do mundo tem uma área de mais de 900 mil quilômetros quadrados, quase o triplo do tamanho da Alemanha. Além das gigantescas geleiras e icebergs, a riqueza da fauna local, com especial destaque para os ursos polares, também é uma das grandes atrações deste parque.

Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos

Um dos mais antigos parques nacionais do mundo – inaugurado em 1872, o Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, tem uma área de quase 9 mil quilômetros quadrados de belezas naturais. Uma de suas atrações mais famosas é a Grande Fonte Prismática - fonte termal colorida com um azul intenso no centro, indo para tons de amarelo, vermelho e laranja em sua volta. Além disso, os turistas podem praticar diversas atividades, como caminhadas por trilhas marcadas, mountain bike, canoagem e pesca esportiva.

Parque Nacional da Chapada Diamantina, Brasil

Decretado como parque nacional em 1985, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é um dos mais incríveis do Brasil, com um relevo acidentado que agrada bastante os visitantes. O parque é repleto de grutas, cânions, cachoeiras e rios. Situado na região serrana da Bahia, o parque tem atrações famosas como a Cachoeira da Fumaça, com 380 metros de queda livre e o Poço Encantado, incrível lago dentro de uma caverna.

Parque Nacional de Fuji-Hakone-Izu, Japão

Famoso pelas cores exuberantes, o Parque Nacional de Fuji-Hakone-Izu, no Japão, é composto por quatro regiões diferentes com paisagens incríveis e curiosas. O local é repleto de fontes termais naturais, áreas montanhosas, lagos e mais de mil ilhas vulcânicas e centenas de espécies de répteis.

Parque Nacional de Banff, Canadá

Tombado pela Unesco em 1985, o Parque Nacional de Banff, no Canadá, oferece aos visitantes paisagens de tirar o fôlego. O Parque possui 6,6 mil km² de belezas naturais intocadas, como geleiras, florestas frondosas, lagos cristalinos e picos nevados.

Parque Nacional de Tikal, Guatemala

O Parque Nacional de Tikal, na Guatemala é considerado um santuário de antigas civilizações. Localizado na maior cidade maia já descoberta até então, o parque causa uma sensação de voltar no tempo nos seus visitantes. Lá é possível encontrar mais de 3 mil ruínas de construções antigas, além das diversas espécies de animais silvestres.

Por Renata Fernandes

Atualizado em 30 Abr 2014.