Guia da Semana

Privilegiada que é, a cidade do Rio de Janeiro é lotada de cartões postais, com suas praias, picos e marcos arquitetônicos. O encontro da natureza com a urbanização nem sempre é organizado, mas na Cidade Maravilhosa há beleza até no caos.

Muito além dos famosos destaques em qualquer roteiro turístico, há outros lugares menos badalados que também valem muito a pena conhecer. O Guia da Semana selecionou alguns deles. Confira:

Museu Internacional de Arte Naïf

O MIAN abriga o maior acervo do gênero do mundo. São mais de 6 mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros produzidas a partir do século 15. O espaço também oferece cursos como de pintura, pátina, mosaico, tear manual, entre outros.

Onde: Rua Cosme Velho, 561 - Cosme Velho

Jardim Suspenso do Valongo

A construção data de 1906, por ordem do então prefeito Pereira Passos, como um simples muro de contenção na encosta do Morro da Conceição. O acesso é por escadas na rua Camerino e tem uma área de 1.530 m², de onde se pode ver também o Cais do Valongo e Cais da Imperatriz, pontos de chegada dos escravos. Vale conhecer também o próprio Morro da Conceição, considerado marco inicial da ocupação portuguesa.

Onde: Rua Camerino - Centro

Museu da Casa do Pontal

Instalado em um sítio entre o Maciço da Pedra Branca e a Prainha, no Recreio dos Bandeirantes, o Museu da Casa do Pontal é o maior de arte popular do País. Seu acervo é resultado de décadas de pesquisas e viagens realizadas pelo designer francês Jacques Van de Beuque de norte a sul do Brasil. A coleção é composta por cerca de 8 mil peças de 200 artistas brasileiros feitas a partir do século 20. Os amplos jardins foram especialmente desenhados para promover uma perfeita integração entre a vegetação, as galerias e a reserva ecológica que se estende em torno do prédio.

Onde: Estrada do Pontal, 3295 - Recreio dos Bandeirantes

Instituto Moreira Salles

A antiga casa de Walther Moreira Salles e sua família, na Gávea, é hoje um centro cultural. Por lá, rolam exposições e shows, além do acervo de música e literatura. A arquitetura dos anos 50 foi projetada por Olavo Redig e os jardins por Roberto Burle Marx, o mesmo do Parque Ibirapuera e a Pampulha, em São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente.

Onde: Rua Marquês de São Vicente, 476 - Gávea

Mirante da Paz

Parte do Complexo Rubem Braga, a torre de 64 metros tem uma vista privilegiada, em 360°. De lá, é possível ver o Morro do Cantagalo, as Praias de Ipanema, Leblon, a Lagoa, o Morro Dois Irmãos e outras coisas. De graça!

Onde: Rua Teixeira de Melo, esquina com Barão da Torre - Ipanema

Casa França-Brasil

O prédio é o primeiro registro do estilo neoclássico na cidade e influenciou uma série de outras construções contemporâneas. Sua construção começou em 1819, a pedido de D. João VI ao arquiteto Grandjean de Montigny, integrante da Missão Artística Francesa. Hoje, abriga eventos culturais em um salão de 700 m². Também é possível conferir atrações na área externa.

Onde: Rua Visconte de Itaboraí, 78 - Centro

Espaço Cultural da Marinha

Não é um dos mais badalados destinos do Rio, mas rende boas experiências. Além da chance de visitar um submarino, o Riachuelo, também é possível conhecer uma das naus do Descobrimento e o Helicóptero-Museu Sea King. O passeio pelo museu é gratuito e garante uma aula sobre a navegação brasileira.

Onde: Av. Alfred Agache s/n - Centro

Praia do Secreto

Distante das badaladas praias da Zona Sul, a Praia do Secreto é bem deserta e bem diferente. Fica entre a Praia da Macumba e a Prainha e possui uma faixa de areia de apenas 12 metros de extensão. Quando a maré está baixa, as pedras formam piscinas naturais bem rasas e seu acesso não é nada fácil: um íngreme paredão rochoso de cerca de 15 metros. Pode deixar o carro num dos recuos em frente à trilha ou no Mirante da Prainha, logo em seguida. A dica é ir de tênis para não escorregar na descida.

Como chegar
De carro: Pela Barra da Tijuca, seguir em direção ao Grumari, via avenida Estado da Guanabara. Fica no Recreio dos Bandeirantes.
Surfbus: Ônibus especial para até 30 surfistas – com acomodação para 12 pranchões, 15 bodyboards e 20 pranchinhas – que circula das 7h às 19h. São 4 horários de saída do Largo do Machado em direção à Prainha, e 4 horários no sentido inverso (última saída da Prainha é às 17:30).

Por Marco Sá

Atualizado em 28 Jul 2016.