Guia da Semana

A aposentadoria é algo que a maioria das pessoas planejam a vida inteira e é nessa época da vida em que você pode finalmente pendurar as chuteiras e se concentrar no que você realmente quer fazer como aperfeiçoar um hobby, aprender uma nova habilidade ou morar em outro lugar.

+ Conheça os 10 melhores lugares para se viver
+ Tumblr mostra diferenças de preços de residências no Brasil e exterior

Mas independentemente do que você está pensando em fazer ou de quando você está pensando em se aposentar, fizemos uma lista de lugares ao redor do Brasil que pode ser uma ótima opção para passar uma velhice boa, tranquila ou até mesmo um pouco mais agitada.

Santos - SP

A cidade é conhecida como reduto de aposentados por oferecer um leque de opções para a terceira idade e frequentemente recebe investimentos da prefeitura para ser reconhecida como tal. Existem diversas atividades voltadas aos idosos como ioga, alongamento, aulas de dança e até um projeto, o “Vovô Sabe Tudo”, que incentiva os idosos a passarem suas experiência para crianças e adolescentes.

Porto Alegre - RS

Primeiro que a cidade tem um Conselho Municipal do Idoso, um departamento dedicado em implementar programações ao idoso. Também, foi decidido que todos os anos entre 21 de setembro a 20 de outubro, os vovôs e vovós seriam homenageados e com isso ganhariam diversas atividades entre bailes, caminhadas e até mutirões de saúde.

Santo André – SP

A cidade tem até um concurso de Miss e Mister Melhor Idade, acredita? Localizada na região do ABC, Santo André é uma das cidades com o maior número de aposentados do Brasil. Além de diversas atividades voltadas as pessoas da terceira idade, a prefeitura também dispõe de desconto no IPTU.

Rio de Janeiro - RJ

Uma cidade grande com qualidade de vida chama muito atenção de aposentados que não querem monotonia. Por isso o Rio de Janeiro é um destinos mais procurados pela terceira idade. Sabia que é a primeira cidade com uma delegacia só para idosos? São diversos clubes, associações e áreas de convivência e lazer.

São Caetano do Sul - SP

Também localizada no ABC, em São Paulo, São Caetano do Sul não só é uma cidade incrível para aposentados, como também é a cidade com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil. Os idosos contam com unidades de atendimento médico, que atendem diversas especialidades, e também programações de lazer como piscina e academia.

Fortaleza - CE

As belezas naturais e vida noturna voltada ao público da terceira idade são um chamariz para os aposentados. Além das diversas atividades turísticas, a Coordenadoria do Idoso da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos desenvolve diversas atividades para o idoso inclusive uma programação especial nas duas últimas semanas de setembro.

João Pessoa - PB

A cidade também é considerada como uma das melhores cidades do mundo para desfrutar da aposentadoria, já que é vista como uma moderna, limpa e segura. João Pessoa provém do Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso, um espaço com vários serviços de saúde e áreas de convivência.

Araquari - SC

Pouca gente sabe, mas a Praia da Barra do Itapocu localizada nessa pequena cidade de Santa Catarina é um belo de um refugio para os aposentados, principalmente para aqueles que buscam tranquilidade e contato com a natureza. Mas calma, não chega a ser um marasmo, durante o verão mais de 10 mil pessoas transitam por ali.

Águas de São Pedro – SP

Outro destino tranquilo que atrai a terceira idade é Águas de São Pedro, cidade do interior de São Paulo conhecida por suas águas termais. A boa infraenstrutura como saneamento, abastecimento e também os atrativos de lazer são um chamariz para os aposentados.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 14 Jun 2014.