Guia da Semana

"A gente fala da polícia, mas ontem estive aqui de madrugada e vi muita covardia nas ruas do centro. Vários malandros 'ramelando', se agredindo, se desrespeitando. Vi dez manos roubando o Mizuno do moleque. O que vi ontem no Centro está longe de ser evolução".

+ Veja quais foram os destaques da Virada Cultural 2013
+ Saiba como foi a homenagem ao Chorão na Virada

Este é o relato de Mano Brown, do Racionais MCs sobre o que viu na madrugada de sábado para domingo na Virada Cultural. Em sua 9ª edição, o evento tem atraído um público maior a cada ano que passa: foram mais de 4 milhões de espectadores nas ruas do centro da cidade. Porém, segundo estimativas, este ano pode ter sido o segundo mais violento.

Foram registradas 28 pessoas presas, sendo 9 dessas adolescentes; 12 tumultos, 6 pessoas esfaqueadas e 2 duas mortes: uma por overdose e outra por latrocínio. Na manhã de domingo, os distritos policiais dedicados a atender casos da Virada amanheceram lotados. Mas não era preciso ir até uma delegacia para ver como a violência era recorrente na Virada Cultural.

Entre as 2h30 e 5h, horário com o maior número de ocorrências policiais, os boatos de arrastões surgiam a toda hora e não era difícil olhar para o lado e ver alguma correria ou briga acontecendo. Durante a homenagem ao cantor Chorão, o agora vocalista Champignon interrompeu o show em determinado momento para pedir que um foco de tumulto se acalmasse.

Polícia não faltava na Virada: foram quase 5 mil políciais envolvidos na segurança do evento, porém eles parecem não ter dado conta do grande aumento de audiência. Segundo o comandante da operação, Reynaldo Simões Rossi, "com o aumento do público, o número de ocorrências tende a crescer também".

Uma pena, já que a programação cultural deveria ser o grande foco do evento. Este ano trouxe grandes atrações como Daniela Mercury, Racionais, Fafá de Belém, entre muitos outros, que deveriam ser grandes estrelas da Virada que, a cada ano que passa, é ofuscada pelos casos de violência.

Se serve de conforto, os problemas de segurança não pareciam estar restritos a nós, meros mortais. O Senador Eduardo Suplicy também teve sua carteira e celular roubados e teve que recorrer a amiga Daniela Mercury. A cantora subiu no palco após seu show e pediu que gentilmente devolvessem a carteira do pai do Supla.

Os documentos do Senador já foram encontrados. Uma pena todos que tiveram suas bolsas, carteiras e celulares não terem o prazer de serem amigos da Daniela e terem seus pertences de volta.

Por Edson Castro

Atualizado em 20 Mai 2013.