Guia da Semana

O Carnaval está chegando! E, junto com ele, uma maratona de folia que exige bastante do corpo. Para não perder o pique e manter a saúde em alta, é importante adotar alguns cuidados simples na alimentação.

+ Saiba tudo sobre o Carnaval no especial do Guia da Semana
+ Ouça 15 hits que vão fazer sucesso durante o Carnaval
+ Aprenda a fazer uma maquiagem de Carnaval com Luciane Ferraes

"Nos dias de folia, a dieta precisa ser equilibrada. E é muito importante consumir alimentos ricos em carboidratos, como arroz, pão, macarrão e batata. É esse nutriente que libera energia rapidamente para o organismo", ensina o nutricionista esportivo Gabriel Cairo Nunes, da Clínica Health Me, de São Paulo.

A hora e a quantidade de comida que você vai ingerir antes da festa também são importantes. "Procure se alimentar de duas a três horas antes de sair de casa e não mude a quantidade que você come no dia-a-dia. Um prato com uma porção de carboidrato, carne magra e verduras cruas garante saciedade e possui energia suficiente para você brincar", explica o especialista.

O nutricionista ainda frisa que é fundamental evitar alimentos gordurosos, pois eles podem causar desconforto e mal-estar, já que possuem digestão mais lenta. "E procure fazer pelo menos duas refeições completas no dia. É muito comum as pessoas trocarem a alimentação saudável por lanches e salgados durante o Carnaval, mas isso prejudica o pique e também pode piorar a ressaca do dia seguinte", alerta.

Beber bastante água durante o Carnaval ajuda a evitar a temida ressaca. Foto: Reprodução

Água e sucos de fruta são aliados do bem-estar
Durante a folia, Gabriel aconselha a ingestão de sucos naturais de fruta, que alimentam e refrescam. "Suco de fruta é leve e não pesa no estômago, além de garantir uma reposição rápida da energia de que o folião precisa para continuar brincando", explica.

Além dos sucos, a ingestão adequada de água ajuda a manter a saúde em dia durante o Carnaval. "O ideal é que o folião beba ao menos 300 ml de água antes da festa e de 150 a 200 ml a cada 20 ou 30 minutos durante a folia. Isso evita a desidratação e os sintomas da ressaca no dia seguinte", ensina.

Alimentar-se bem ajuda a evitar a ressaca
E por falar em ressaca, o nutricionista dá algumas dicas para quem quer evitar o mal-estar:

- Faça sempre uma refeição leve antes de começar a beber.
- Intercale a bebida alcóolica com copos de água ou sucos de fruta.
- Faça duas refeições completas no dia, com carboidrato (de preferência integral), carne magra e verduras cruas.
- Ao chegar em casa, depois da folia, beba bastante água e sucos de fruta.
- Antes de dormir, beba pelo menos dois copos de água e coma uma fruta.

Agora é seguir as dicas e cair na folia!

Por Conceição Gama

Atualizado em 14 Fev 2013.