Guia da Semana

São Paulo é uma cidade que, em cada um de seus quarteirões, pode-se descobrir um pedaço de sua história. Seus personagens, monumentos e arquitetura nos auxiliam nesta missão de desbravar e entender como ela se tornou uma das principais capitais do país.

+ Confira o Guia do cinema em SP
+ Veja onde comer comidas exóticas em SP
+ Confira as exposições de fotografia em SP

Separamos para você algumas casas de importantes personagens da história paulistana. São casas, palacetes, casarões de personagens como Dona Yaya, Lasar Segall e Mário de Andrade. Confira!

Palacete de Santos Dumont

O casarão foi por muitos anos residência de Henrique Santos Dumont, filho de Henrique Dumont, o Rei do Café - e irmão de Alberto, o inventor do avião. Localizado em Campos Elísios (o primeiro bairro da elite paulistana), o palacete de estilo eclético foi decorado com o que melhor havia na época de sua construção (século XIX).


Endereço: Alameda Cleveland, 607 - Bom Retiro

Casa da Dona Yayá

Membro de uma das mais importantes famílias do interior paulista, Dona Yaya teve sua vida marcada por tragédias. Com a morte dos pais e irmãos, sucumbiu a uma doença mental que a impediu de administrar e usufruir dos bens deixados. Reclusa em sua antiga casa no bairro do Bixiga, faleceu aos 74 anos de idade. Hoje, sua casa é a sede do Centro de Preservação Cultural da USP


Endereço: Rua Major Diogo, 353 - República

Casa de Mário de Andrade

Situado na rua Lopes Chaves, na Barra Funda, a casa foi onde o poeta e escritor Mário de Andrade viveu. Atualmente, o imóvel pertence à Secretaria de Estado da Cultura e nela funciona a Oficina da Palavra, com programação voltada para o teatro e literatura.


Endereço: Rua Lopes Chaves, 546 - Santa Cecília

Solar da Marquesa de Santos

A Marquesa de Santos, Domitila de Castro Canto e Melo foi a dona do imóvel entre 1834 e 1867. Cenários de famosas festas, a residência ficou conhecida como o Palacete do Carmo. Devidos aos diferentes usos do imóvel, ele ficou descaracterizado, precisando ser recuperado no ano de 1991.


Endereço: R. Roberto Simonsen, 136 - Sé

Casa da família Buarque de Hollanda

Construida na Rua Buri no Pacaembu, o imóvel foi declarado de utilidade pública pela prefeitura de São Paulo. Nesta casa, o historiador Sergio Buarque de Hollanda trabalhou, estudou e escreveu – além de cuidar de sua família.
Endereço: Rua Buri, 35 - Consolação

Casarão Matarazzo

Localizado na famosa Avenida Paulista, o casarão pertenceu à família Matarazzo durante muitos anos. Infelizmente, o casarão foi demolido para dar lugar à Torre Matarazzo, um shopping com torres de escritório. Contruído em 1896, foi a primeira mansão existente no local.


Endereço: Avenida Paulista, 1230 - Bela Vista

Museu Lasar Segall

A casa que hoje abriga o Museu já foi o local de moradia de Lasar Segall, pintor, escultor e gravurista judeu brasileiro nascido na Lituânia. Seu trabalho tem influências de movimentos artísticos como impressionismo, expressionismo e modernismo e pode ser visto no museu.


Endereço: Rua Berta, 111 - Vila Mariana

Por Leila Vieira

Atualizado em 10 Set 2013.