Guia da Semana

Os meses de junho e julho são conhecidos por trazer o frio e as tão esperadas e tradicionais festas juninas. Por todo o país, as celebrações em homenagem a São João, Santo Antônio e são Pedro são uma ótima oportunidade para comer pipoca, beber quentão e se divertir com as quadrilhas e danças populares.

A festa junina é considerada a segunda mais importante do Brasil, ficando atrás apenas do Carnaval. A região nordeste é a que leva a tradição mais a sério e, por isso, realiza a maior parte das grandes festas que acontecem ao redor do país.

E para você não ficar de fora dessa grande comemoração, o Guia da Semana trouxe a programação das principais festas:

Caruaru (PE)

A maior festa de São João de Pernambuco já tem atração e data para acontecer. A programação começará no dia 30 de maio e seguirá até o dia 29 de junho. A abertura do evento conta com a presença de Elba Ramalho.

Dentre as atrações principais, também estão os grupos Cristiano Araújo e Limão com Mel, Zezé Di Camargo e Luciano e Aviões do Forró. Para ver a programação completa, clique aqui.

As bandas de pífanos, mamulengos, a literatura de cordel, as quadrilhas e os desfiles também são presenças confirmadas. O sucesso da festa já virou tradição. Todos os anos, o São João de Caruaru atrai um público de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

Quando: de 30 de maio a 29 de junho de 2015
Onde: Pátio de Eventos Luiz Gonzaga
Quanto: Entrada gratuita

Campina Grande (PB)

Com o título de maior São João do Mundo, as festividades na cidade acontecerão entre os dias 5 de junho e 5 de julho. São mais de 40 mil metros quadrados com inúmeras atrações que prometem atrair cerca de 2 milhões de visitantes.

Nas atividades esportivas, o evento contará com caminhadas, corrida de jegue, corrida dos namorados, corrida de carroças, passeio ciclístico, pau-de-sebo e cavalgada.

No dia 17 de junho, será apresentado o maior quadrilhão do mundo. As ilhas de forró ganharão uma área maior com novos espaços para apresentações culturais.

No Parque do Povo, se apresentarão: Aviões do Forró, Alceu Valença, Elba Ramalho e Zé Ramalho. O Expresso do Forró também marcará presença com diversos trios de forró animando os tripulantes nos 8 vagões decorados passeando por um percurso de 12km que vai da Estação Velha até o distrito de Galante. Para mais detalhes da programação, acesse aqui.

Quando: de 5 de junho a 5 de julho de 2015
Onde: Parque do Povo
Quanto: Entrada gratuita

Aracaju (SE)

Em junho, Aracaju se transforma em um dos principais polos festivos do Nordeste, atraindo aproximadamente 1 milhão de pessoas. O Forró Caju faz do São João de Aracaju uma festa única com atrações de diversos estilos de forró, além da presença de artistas nacionais e internacionais. O som da sanfona, da zabumba e do triângulo toma conta de dois espaços: no Centro, entre os mercados públicos, acontece o Forró Caju, onde artistas regionais e grandes nomes da música brasileira animam o público; e na orla de Atalaia é realizado o Arraial do Povo, com uma cidade cenográfica que imita uma pequena vila de interior.

Quando: 19 a 29 de junho de 2015
Onde: Praça de Eventos dos Mercados Centrais
Quanto: Entrada gratuita

Bahia

O São João da Bahia está repleto de novidades e para 2015, o evento promete competir com outras grandes festas que acontecem no Nordeste do país. Confira as atrações:

Salvador: O Parque de Exposições de Salvador contará com 5 dias de festa, tendo início no dia 20 de junho e deve emendar com São João do Pelô, tradicional comemoração do Centro Histórico da Bahia.

Porto Seguro: O evento acontecerá entre os dias 20 e 23 de junho, na Passarela do Descobrimento. Aviões do Forró, Daniel, Michel Teló e Leonardo são as principais atrações confirmadas para este ano. A expectativa é de que aproximadamente 320 mil pessoas venham prestigiar o evento.

Ibicuí: Conhecido como terra do forró, Ibicuí é um dos destinos mais procurados do estado por quem deseja curtir o São João na Bahia.

A festa acontecerá entre os dias 19 e 23 de junho e contará também com o tradicional Brega Light nos dias 19 e 20. Atrações como Aviões do Forró, Solteirões do Forró, Psirico, Pablo, Harmonia e Ivete Sangalo já foram confirmadas.

São Luís (MA)

Com um charme diferente, quem comanda a festa em São Luís é o tradicional Bumba Meu Boi. Em um festival marcado por danças e ritmos, é contada a história da escrava Catirina e de seu marido, que precisam ressuscitar o animal que haviam matado. Os visitantes podem conhecer danças como o lelê, caroço, dança das fitas e portuguesa, além, claro, das quadrilhas.

Quando: 12 a 29 de junho de 2015
Onde:
Praça Maria Aragão
Quanto:
Entrada gratuita

Recife (PE)

Um dos eventos mais tradicionais é o São João da Capitá que acontece em Olinda. Mais de 40 atrações se apresentarão na cidade cenográfica e na Vila do Forró. O evento conta com grandes atrações nacionais, quadrilhas, feiras de artesanato, comidas típicas e muito mais. Shows de Luan Santana, Pablo, Bell Marques e Wesley Safadão já foram confirmados.

Quando: 12 e 13 de junho de 2015
Onde: Chevrolet Hall
Quanto: R$ 35 a R$ 300

Já foi a alguma dessas festas? Pretende ir esse ano? Compartilhe suas experiências e expectativas conosco!

Atualizado em 27 Mai 2015.