Guia da Semana

Quando fizer uma visita ao Japão, não se esqueça de olhar para o chão: o país repleto de arte surpreende seus visitantes com suas inesperadas e belas tampas de bueiros decoradas. Um burocrata de alto nível que trabalhava no ministério responsável pelas construções urbanas do país em 1985 teve a ideia de permitir que os moradores de cada região pudessem desenhar suas próprias tampas de bueiro.

O que começou com uma ideia simples de levar arte para um local totalmente inesperado acabou gerando concursos para escolher os melhores desenhos para cada uma das tampas utilizadas – concursos que acabaram virando contendas pessoais entre os designers e artistas locais naquela época.

Com diferentes estilos e traços, os temas mais comuns são árvores, paisagens, designs florais e pássaros. Encantado com a beleza e unicidade de cada uma, o fotógrafo S. Morita viaja pelo país tentando registrar as seis mil diferentes tampas. Com versões coloridas ou apenas com a cor característica do metal utilizado, o Guia da Semana selecionou para você algumas dessas belas obras de arte urbana. Confira!

Por Leila Vieira

Atualizado em 31 Mar 2014.