Guia da Semana

Quem pensa que o Carnaval se resume aos grandes desfiles e trios elétricos está redondamente enganado. No Brasil todo, e especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, os blocos tomam as ruas e fazem a alegria da galera. Por isso, o Guia da Semana traz os principais blocos de carnaval inspirados em artistas e bandas.

+ Carnaval de rua vai virar lei em São Paulo
+ Confira o especial de Carnaval de Rua em São Paulo 2014
+ Confira a programação dos blocos de Carnaval de rua no RJ

Formados pelos fãs, estes blocos servem de homenagam aos seus ídolos, sejam eles nacionais ou internacionais, em ritmo de samba.

Confira a lista abaixo.

SARGENTO PIMENTA



O Sargento Pimenta é um bloco que mistura os ritmos carnavalescos à música dos Beatles. Os pimentas, como se chamam os integrantes do bloco, são divididos em guitarras, baixo, cavaquinho, sopros e vocais, além da bateria composta por caixas, repiques, tamborins, surdos, agogôs e pandeirolas. A ideia surgiu em 2010.

TOCA RAUL



O Toca Raul é um bloco de carnaval inteiramente dedicado ao rockeiro brasileiro Raul Seixas. Formado por 15 componentes, o bloco faz releituras das músicas de Raul em diversos ritmos carnavalescos, tais como frevo, samba, marchinha e maracatu, sem perder a pegada rock n' roll. O bloco foi criado em 2012.

PRA IAIÁ



Criado por fãs e pelo naipe de metais dos Los Hermanos, o bloco Pra Iaiá surgiu de uma reunião de amigos saudosos da banda com um desejo em comum: reviver as famosas músicas do grupo carioca e transportá-las para o universo do carnaval. O grupo foi formado em 2013. Saiba onde encontrar o bloco.

TARADO NI VOCÊ



Este bloco de São Paulo, Tarado Ni Você, homenageia Caetano Veloso com marchinhas de carnaval que exploram toda discografia do cantor. Ainda em fase se desenvolcimento, eles criaram um Crowdfunding para custear toda a estrutura do carnaval e um vídeo para promover a causa. Saiba onde encontrar o bloco.

MULHERES DE CHICO



Em 2006, um grupo de batuqueiras se reuniu para criar um bloco de carnaval que tocasse músicas de Chico Buarque. Desde então, o bloco Mulheres de Chico é um dos principais do carnaval carioca.

THRILLER ELÉTRICO



Criado em 2013, o bloco Thriller Elétrico é inspirado no Rei do Pop. Ele reúne ceca de 50 músicas e ritmistas para tocar hits como Billie Jean, Thriller, Bad, entre outros em ritmo de samba, funk, marchinha, samba-reggae, ijexá, xote e ciranda.

Por Bruno Ibaldo

Atualizado em 26 Fev 2014.