Guia da Semana

Foto: Flávio St Jayme

Praça Osório, no centro de Curitiba

Passear pelo centro de Curitiba é algo não muito divulgado mas, para mim, é extremamente natural. Cresci indo todos os sábados para a parte central da cidade com minha mãe. Invariavelmente voltava pra casa com um disco ou um livro de colorir debaixo do braço. No centro se vê todo tipo de gente. Lojas para todos os gostos, um passeio dos mais agradáveis.


Tendo como ponto de partida o Teatro Guaíra, a sugestão de passeio dessa vez é atravessar o calçadão da Rua XV de ponta a ponta. E seguir em frente. Tome um sábado ou domingo e saia cedo. Conheça a fachada do mais tradicional teatro da cidade. Em frente ao Teatro Guaíra está a praça Santos Andrade. Bancos, gramados e um chafariz antecedem o tradicional prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com suas colunas e escadaria característicos, o prédio da Federal é parada obrigatória para fotos. Logo atrás dele começa o calçadão. Também conhecido como Rua das Flores, o calçadão atravessa o centro da cidade. Com bancos, farmácias, lojas de todos os tamanhos, shoppings populares e algumas lojas mais caras, é nele que circulam os bons curitibanos. Logo no começo, já se encontra uma loja de artesanato do Paraná. Descendo mais umas quadras, passando por lugares que acompanham a história de Curitiba, como a galeria Minerva, está a tradicional Confeitaria das Famílias. Vale uma conferida nos doces deliciosos. Saindo do calçadão, virando à direita, está a Praça Tiradentes. Marco zero da cidade, ali se encontra a Catedral de Curitiba e pode-se ver um pedacinho da calçada original preservado.

Volte ao calçadão pelo outro lado da praça e aproveite para conhecer o prédio da Biblioteca Pública do Paraná. Novamente na Rua das Flores, nesta quadra está o Palácio Avenida, palco das já tradicionais apresentações de Natal da cidade. Logo em frente o bondinho: um vagão de bonde conservado e hoje transformado em biblioteca. Ao lado, mesinhas convidam para um chope ou sanduíche. Seguindo em frente, está o que os curitibanos conhecem como Boca Maldita: um pedaço do calçadão onde aposentados e políticos se reúnem diariamente para tomar seu cafezinho e discutir os assuntos da cidade. Ali está também a menor avenida do mundo: Avenida Luis Xavier, com apenas um quarteirão.

Continue reto e encontrará a Praça Osório. No fim do calçadão, a praça com chafariz e área de lazer dá início à rua Comendador Araújo. Continuação natural da Rua XV, a Comendador é uma das mais charmosas ruas da cidade, com seus postes em estilo antigo. Ali também bancos e lojas para todos os gostos dão o tom da vida dos curitibanos. Neste momento, você deve estar se aproximando da hora do almoço. Então, logo no comecinho da Comendador, entre no restaurante Madero, considerado a melhor hamburgueria da cidade. O restaurante também serve carnes e conta com premiada carta de vinhos e sorvete e cerveja de fabricação própria.

Seguindo em frente logo, logo, você verá a Sociedade Thalia, tradicional clube de Curitiba. Depois, supermercados, cafés e restaurantes dão mais charme à rua. Um pouco mais adiante, quase no fim da Comendador (que é curta, na verdade), está o Shopping Crystal. Um dos mais charmosos da cidade, tem público cativo, cinema com filmes fora de circuito (uma coisa meio off-Broadway) e dificilmente está lotado. Com lojas mais caras, o grande destaque do shopping é a megastore de cultura Saraiva e, no último piso, a Confeitaria Lancaster, outra tradicional de Curitiba. Aproveite para umas comprinhas e um café com bomba de chocolate.

Saindo do shopping pela rua Comendador, siga por uma rua de paralelepípedos até o Shopping Novo Batel. Com poucas lojas e quase sempre vazio, é nele que se encontra o Teatro Fernanda Montenegro. Seguindo reto a rua lateral do shopping por umas três quadras, você chegará no Babilônia Gastronomia.

Neste momento já devem ser umas seis ou sete horas. Você está cansado de caminhar, cheio de sacolas. Entre. Peça um chope ou um kir pra relaxar. Mostre suas compras para os amigos, reveja as fotos que veio tirando no caminho. Dê uma boa olhada no cardápio. Com preços convidativos e opções de salivar, o Babilônia conta com restaurante e sushi bar, e inúmeros itens deliciosos no menu, como os sanduíches de brie ou salmão cru no pão ciabatta ou as batatas suíças. O cardápio de bebidas também enche os olhos, com adega, caipirinhas de frutas variadas e drinks coloridos e saborosos. Ótimo para terminar o passeio e a noite, e ficar até o papo acabar, já que o bar-restaurante fica aberto 24 horas.

Leia as colunas anteriores de Flávio St Jayme:

Super 8

Contra o tempo

Passeio em Curitiba

Quem é o colunista: Flávio St Jayme.

O que faz: Pedagogo de formação, historiador de Arte, empresário de profissão, artista plástico e escritor de realização, cinéfilo e blogueiro de paixão.

Pecado gastronômico: Batata frita, Coca Cola e empanados em geral.

Melhor lugar do mundo: Aquele onde a gente quer chegar. E a gente sempre vai querer chegar em algum lugar.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Sempre: Ludov, Matchbox Twenty, Maroon Five, Jay Vaquer, Belle & Sebastian, Coldplay, Robbie Williams, Pato Fu, Irreveresíveis, Glee, trilhas de filmes.

Para falar com ele: [email protected], ou siga seu blog, Twitter e Facebook.








Atualizado em 6 Set 2011.