Guia da Semana

Quem procura uma alternativa mais barata para curtir o carnaval, mas nem por isso perder em animação, os Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro são a melhor escolha. Abertos, sem cordas de isolamento, qualquer um está convidado a se juntar e aproveitar o feriado.

Duas semanas antes da folia de Momo, a cidade já recebe nas ruas milhares de foliões para a festa. Um dos blocos mais tradicionais é o Banda de Ipanema, que acontece em frente a praia no sábado e terça de carnaval (18 e 21/2). Ele surgiu como forma de fazer críticas políticas, inclusive durante o regime militar e os integrantes fingiam tocar instrumentos e usavam terno.

No mesmo bairro, o Simpatia é Quase Amor, que sai no domingo do feriado, nasceu às vésperas do carnaval de 1985, em meio às Diretas Já, com o grito “Alô burguesia de Ipanema!”. É considerado o bloco de rua mais simpático da Zona Sul e tem como lugar cativo a Praça General Osório.

carnaval de rua rio de janeiro 2012

Outro bloco bastante famoso é o Cordão da Bola Preta, que sai pelas ruas do Centro na manhã de sábado (18/2). Um dos mais antigos do carnaval do Rio, foi criado em 1918 e é tão cativo e importante que se tornou uma instituição carioca, sendo um dos poucos que tem sede própria para ensaios e saídas.

Opção é o que não falta. Na dúvida, é só sair pelas ruas do Rio de Janeiro e pular de bloco em bloco para curtir tudo o que o carnaval carioca oferece.

Confira a programação completa dos blocos de rua dos dias 17, 18, 19, 20, 21 e 22/2.

Por Rafaella Finci

Atualizado em 7 Fev 2012.