Guia da Semana

Por Milena Fischer

Cada vez mais em alta entre os brasileiros, o turismo de compras tem um palco nobre na Europa. Vilas construídas especialmente para abrigar pontas-de-estoque das mais desejadas e poderosas grifes do planeta, com serviço de luxo, preços atraentes em relação ao que se paga aqui e atrações culturais e turísticas no entorno. O resultado dessa mistura sedutora é que os brasileiros estão entre os que mais freqüentam os nove Chic Outlet Shopping Villages, próximos a cidades como Barcelona, Madri, Paris e Londres.

Os brasileiros estão próximos do topo de mais um ranking - à frente, inclusive, de japoneses e americanos. Levantamento realizado no primeiro trimestre deste ano pela Value Retail, única empresa especializada exclusivamente na criação de villages outlet de luxo na Europa, mostrou que os brasileiros estão em sexto lugar no ranking das regiões não-europeias que mais visitam os nove Chic Outlet Shopping Villages. E gastam, em média, 295 euros por transações isentas de impostos - um aumento de 63% em relação ao mesmo período do ano passado. No topo está a China, seguida de Rússia, Sudeste da Ásia, Oriente Médio e Coreia.

O novo dinheiro de nações economicamente emergentes circula cada vez mais dentro dessas vilas construídas para abrigar pontas-de-estoque de marcas de luxo. Luxo mesmo. Armani, Versace, Dolce & Gabbana, Alexander McQueen, Diane Von Furstenberg, Dior, Burberry, Roberto Cavalli, Valentino, Mulberry, entre outras grifes cobiçadas no promissor mercado do luxo - que, apenas no Brasil, cresceu 60% nos últimos cinco anos.

Os números dos Chic Outlet Shopping Villages não significam, no entanto, que o brasileiro está esbanjando dinheiro em artigos de luxo. Comprar em alguma das nove vilas significa garimpar tesouros e se deliciar com achados como uma calça Diesel por 70 euros (cerca de R$ 168), que no Brasil não custa menos que R$ 600. E mais: pagar menos por ela do que por uma calça denim premium (jeans de luxo) de uma marca nacional inferior à italiana.

A história da Value Retail coincide com o início do boom do mercado de luxo, dentro da original ideia de reunir, apenas na Europa e sempre próximo a cidades culturalmente relevantes, diversas grifes poderosas em um só local, oferecendo produtos com descontos mínimos de 30% (podendo alcançar 70%). O maior e mais antigo dos villages é Bicester Village, que fica próximo a Londres e tem 15 anos, e o menor e mais novo é o Kildare Village, perto de Dublin, com cinco anos de existência. O padrão do village de luxo aparece em todos os detalhes e, como o conceito do próprio luxo define, reúne serviços de excelência e exclusividade.

Diferentemente de outras pontas-de-estoque, nas quais os produtos são apresentados em balaios e muitos itens são vendidos com defeito de fabricação, as Chic Outlet Shopping Villages reúnem as grifes em butiques (uma para cada marca ou multimarca) com o mesmo nível de atendimento que o consumidor teria na Champs Elysées, em Paris, ou no Passeio de Gracia, em Barcelona. As vilas ainda oferecem serviço de atendimento ao turista, shopping express (ônibus confortáveis que levam os consumidores até as vilas), cartões VIP de descontos, galeria de arte (em Paris), praças com brinquedos para as crianças e restaurantes que valorizam a culinária local e internacional.

"A ideia aqui não é ir atrás de pechinchas, mas de achados. Encontrar produtos de marcas e qualidade incríveis pela metade do preço do que se pagaria no comércio da cidade mais próxima", explica Ita Fabregas, jornalista e gerente de marketing do La Roca Village, próximo a Barcelona.

De fato. E o que significa metade do preço do comércio local pode chegar a um quinto do preço do mesmo produto no Brasil. Uma bolsa de grife AAA internacional que não custa menos do que R$ 3 mil no Brasil pode ser comprada por 250 euros - ou R$ 600. Não é exatamente uma pechincha, mas um achado para quem consome o luxo. Ou então pagar 20 euros (R$ 48) por uma mochila da Nike, que no Brasil dificilmente sairia por menos de R$ 200. Ainda há lojas de produtos de decoração, acessórios, joias, brinquedos e utensílios domésticos.

A Value Retail procura institucionalizar o mercado de turismo de compras de alto nível e, para isso, usa de estratégias que têm garantido o crescimento de suas vendas (51% nos três primeiros meses de 2011, em relação ao mesmo período de 2010) : coleções sempre renovadas, em média a cada três meses, ambiente agradável, estrutura eficiente para passar o dia e, sobretudo, localização estratégica para que a pessoa alie as compras a passeios culturais e turísticos deliciosos. Para ir de trem à Lavallée Village, por exemplo, saindo de Paris, desce-se uma estação antes da Eurodisney. É possível fazer os dois programas em um dia, a menos de meia hora da capital francesa.

Milena viajou a Paris, Bruxelas e Barcelona a convite da Value Retail, proprietária da rede Chic Outlet Shopping.

Os Villages visitados

Cada Village tem seu próprio site, com informações como lista de marcas, horários, serviços e como chegar, além de agendamento do serviço de express shopping. Todos estão reunidos no site da Chic Outlet Shopping Village, que ainda oferece dicas culturais e turísticas da Europa: www.chicoutletshopping.com.

Lavallée Village - próximo a Paris, tem 90 lojas, fica a 35 minutos da capital francesa e cinco minutos da Eurodisney. Também está próxima de champanharias como a Pannier (http://www.champagnepannier.com/), que pode ser visitada. Como é de praxe em todos os villages, muitos estilistas e marcas locais se misturam às grifes internacionais, formando uma combinação sedutora para os consumidores. É a única que conta com uma pequena galeria de arte. Burberry, D&G, Furla, Valentino, Versace e Kenzo estão aqui. Sinta-se a Sarah Jessica Parker em Sex in the City e experimente os sapatos de Jimmy Choo.

Maasmechelen Village - próximo a Bruxelas, Antuérpia (Bélgica) e Colônia (Alemanha), o shopping express sai de Bruxelas, mas é possível optar por se hospedar em Genk ou na belíssima Antuérpia - e mergulhar no melhor da gastronomia, da boemia e do estilo de vida belga. Tem mais de cem lojas e uma enorme praça para as crianças brincarem, além de excelentes restaurantes. Obrigatória uma passada na loja de chocolates Leonidas e aproveitar para comprar perfumes na L'Occitane por 22 euros (R$ 52). Para os fãs de tênis, há uma loja de Björn Borg especializada em roupa íntima e esportiva.

La Roca Village - cerca de meia hora distante de Barcelona, tem mais de cem butiques, com grande destaque para grifes espanholas como Custo Barcelona, Desigual e Hoss Intropia. Tem uma pop up store das Havaianas e muitas lojas de roupas infantis. A arquitetura valoriza o estilo mediterrâneo, e no restaurante Andreu é possível perder a cabeça comendo presunto ibérico e queijos. Destaque para a loja da Le Creuset, com suas panelas e potes a preços a partir de 30 euros (R$ 72).

Os demais são Bicester Village (perto de Oxford e Londres), Kildare Village (Dublin), Fidenza Village (Milão), Las Rozas Village (Madri), Wertheim Village (Frankfurt) e Ingoldtadt Village (Munique).

Os Villages mais visitados pelos brasileiros

O Brasil aparece diversas vezes no ranking das top 10 nacionalidades em se tratando de vendas com isenção de impostos, no primeiro trimestre de 2011:

Las Rozas Village, perto de Madri (2º lugar)
Kildare Village, perto de Dublin (3º lugar)
La Roca Village, perto de Barcelona (4º lugar)
empatados em 5º lugar: La Vallée Village, perto de Paris, e Fidenza Village, perto de Milão.
Maasmechelen Village, perto de Bruxelas (6º lugar)
Wertheim Village, perto de Frankfurt (12º lugar)
Bicester Village, perto de Londres (14º lugar)
Ingolstadt Village, perto de Munique (16º lugar).

Os brasileiros nos Chic Outlet Shopping Villages

- Aumento de 63% em vendas isentas de impostos para brasileiros, no primeiro trimestre de 2011, comparado ao mesmo período de 2010.
- O gasto médio dos brasileiros em transações isentas de impostos, registrado no primeiro trimestre do ano, foi de 295 euros, um aumento de 1% em relação ao mesmo período do ano passado.
- O Brasil se mantém no topo da lista das regiões não-europeias que mais visitaram as Villages do Chic Outlet Shopping no primeiro trimestre do ano, ocupando o sexto lugar do ranking geral. Os primeiros cinco são, pela ordem, China, Rússia, Sudeste da Ásia, Oriente Médio e Coreia. Atrás do Brasil estão Hong Kong, Japão, Taiwan e Estados Unidos.

Achados
A reportagem fez um levantamento de alguns preços saborosos encontrados nos villages:

Calça Diesel: 70 euros - R$ 168. Média de preço no Brasil: R$ 600

Casaco Burberry infantil: 65 euros - R$ 156. Média de preço no Brasil: R$ 700

Bolsa Kipling: 30 euros - R$ 72. Média de preço no Brasil: R$ 350

Óculos de sol Valentino: 160 euros - R$ 384. Média de preço no Brasil: R$ 800

Óculos de sol D&G: 100 euros - R$ 240. Média de preço no Brasil: R$ 550

Cafeteira Nespresso: 59 euros - R$ 141,60. Média de preço no Brasil: R$ 600

Bolsa Giorgio Armani: 230 euros - R$ 552. Média de preço no Brasil: R$ 2.200

Conjunto de mala Samsonite média e frasqueira: 55 euros - R$ 132. Média de preço no Brasil: R$ 500

Atualizado em 10 Abr 2012.