Guia da Semana

A folia do Carnaval é contagiante. Certeza que ao pisar em um bloco de rua você já pensou em montar um bloco de Carnaval próprio coma sua galera. Mas será que é tão fácil assim? É só juntar os amigos e sair batucando e cantando marchinhas pela rua até o amanhecer?

+ Carnaval de rua vai virar lei em São Paulo
+ Saiba tudo sobre o Carnaval 2014 no Guia da Semana
+ Confira a programação do Carnaval de rua em SP

Para Pedro Gonza, ex-organizador do tradicional bloco de rua de São Paulo “Vai Quem Quer”, que em 2014 estreia o Bloco Bastardo, a resposta é “sim, qualquer pessoa pode fazer Carnaval, é uma intenção, um espirito, acima de tudo. Não precisa de nada além desse espirito e algumas pessoas pra começar. Pode ser uma cantoria desafinada com batuque chama-chuva e ao mesmo tempo ser genial”.

Em compensação, Rodrigo Guima, que também estreia o bloco “Tarado Ni Você” ao lado do baiano Thi Borba e Rapha Barcalla este ano, acredita que deve existir um propósito maior. “Não acho que é só sair batucando na rua: é ter um propósito que atraia mais gente pra folia. No nosso caso, é tratar de ocupar a rua com cores, pessoas e alegria ao invés de carros e poluição, mesmo que por um dia. E claro, homenagear Caetano”, explica Rodrigo.

Por outro lado, segundo Pedro, “o crescimento do bloco, questões estéticas, música, tudo isso vem em segundo plano. A coisa começa com um mote, um nome, um grito, umas cores, um espírito e, à partir disso, a qualidade e a permanência do bloco vai ser determinada persistência e teimosia dos seus idealizadores e foliões.”

Guima acredita que, além do espirito carnavalesco, existe um determinado caminho a se trilhar “depois do ‘temos um conceito, uma proposta’ você pensa: e agora? De onde sai o dinheiro?”. Os fundadores do “Tarado Ni Você” decidiram viabilizar o projeto via crowdfunding no Sibite e assim captar verba para custear a produção, taxas de CET e aluguel do trio. “Para incentivar as pessoas a investirem, nós fomos por outro caminho: convidamos artistas a doarem estampas para que criássemos produtos incríveis como contrapartidas”, explica Rodrigo.

De qualquer forma, dá pra perceber que para ter um bloco de Carnaval para chamar de seu é preciso vontade, animação e principalmente espírito carnavalesco. Pronto para ir pra rua?

Bloco Bastardo
02.02 – Ensaio técnico
21.02 – Baile pré-carnaval
01.03 – Bloco na rua
02.03 – Bloco na rua
03.03 – Bloco na rua
04.03 – Bloco na rua

Bloco Tarado Ni Você
26.01 – Baile pré-carnaval no Minhocão (a partir das 14h)
02.02 – Baile pré-carnaval
09.02 – Baile pré-carnaval
16.02 – Baile pré-carnaval
22.02 – Bloco de rua (concentração: Avenida Ipiranga com Avenida São João, SP)

* os bailes/encontros do Tarado Ni Você ocorrerão em locais surpresas revelados sempre na véspera do evento, com o objetivo de criar experiências inesquecíveis para os Tarados

Por Juliana Andrade

Atualizado em 19 Fev 2014.