Guia da Semana

Com sua primeira edição no ano de 1924, os Jogos Olímpicos de Inverno são quase como as Olimpíadas tradicionais, com o diferencial de que todos os esportes e categorias envolvidas devem ser praticadas em ambientes com temperaturas abaixo de zero.

+ Veja quais são os passeios ao ar livre para fazer com as crianças
+ Confira os bares a céu aberto em São Paulo

Com muito sol, calor e temperaturas que quase nunca chegam abaixo de zero, praticar esportes de inverno em um país tropical é uma tarefa complicada e quase impossível. Para você que já cogitou congelar a casa toda para poder patinar no gelo, oferecemos uma solução: veja como praticar esportes de inverno no verão. Um jeitinho brasileiro pra ninguém ficar de fora da diversão.

Confira!

Curling x Bocha


Créditos: Wikipedia e Euovo

O que é: um esporte onde uma grande pedra de granito é arremessada em uma pista de gelo com o objetivo de se atingir o centro de um alvo a alguns metros de distância

Versão tropical: ao invés de ficar congelando em uma pista e alisando o gelo com pequenos rodos, você pode jogar uma partida da boa e clássica bocha – esporte onde pequenas bolas são arremessadas em uma pista para se atingir o centro de um alvo a alguns metros de distância

Esqui x Patins


Créditos: Wikipedia e Sol Brilhando

O que é: modalidade onde esportistas equipados com esquis descem uma montanha desviando de obstáculos durante o trajeto.

Versão tropical: com a ausência de montanhas cobertas de gelo, a alternativa encontrada é procurar uma das maiores ladeiras próximas e um par de patins. Assim, você pode ter a mesma adrenalina e emoção dos esquiadores do gelo.

Hockey no gelo x Hockey de Patins


Créditos: Wikipedia

O que é: um dos mais tradicionais e conhecidos esportes no gelo que consiste em marcar pontos em um gol, arremessando um disco (conhecido como puck) com bastões de madeira.

Versão tropical: A mesma coisa, só que ao invés de todo o gelo, o esporte pode ser praticado em uma quadra com as marcações indicadas e patins comuns.

Patinação artística


Créditos: Glogster, Sol Brilhando e Parque do Ibirapuera

O que é: assemelhando-se com a prática de ginástica artística e rítmica, nesta categoria o intuito é elaborar coreografias com manobras e saltos enquanto se patina no gelo.

Versão tropical: Também fazendo uso de um bom par de patins, tudo o que você precisa para fazer este esporte de inverno na versão tropical é uma grande área plana, como a Marquise do Ibirapuera. Uma musiquinha sempre cai bem para a prática deste esporte.

Patinação de Velocidade


Créditos: Wikipedia

O que é: nesta modalidade, os competidores correm em pistas de gelo, em provas individuais ou em duplas. Como critérios de avaliação, temos mudanças de faixas e obstrução de passagens de outros competidores

Versão tropical: misture uma pista de corridas tradicional com um par de patins e chame alguns amigos para tirar um dos rachas mais emocionantes da sua vida

Snowboard


Créditos: Wikipedia

O que é: manobras e muita adrenalina enquanto se desce uma imensa colina coberta de gelo com uma prancha única.

Versão tropical: um dos mais fáceis de se adaptar, o primo tropical do showboard é o skate. Procure a rampa mais próxima de você e boa sorte!

Skeleton


Créditos: Spokeo e Autódromo de Curitiba

O que é: o esporte combina agilidade e velocidade: o objetivo é descer uma imensa rampa gelada usando uma prancha. Para isso, o atleta deve correr para pegar impulso e se posicionar com o peito em cima da prancha.

Versão tropical: um dos esportes mais praticados pelas crianças que tiveram a infância regada à muita brincadeira na rua, ele, o glorioso e sem freios: carrinho de rolimã. Prepare os chinelos e os curativos, agora é a hora de reviver um clássico.

Por Leila Vieira

Atualizado em 20 Fev 2014.