Guia da Semana

As ilhas artificiais são exatamente o oposto do comum. São criadas pelo homem, que levanta estruturas modernas em recifes ou ilhéus para diferentes usos. O processo de construção é semelhante ao de uma plataforma petrolífera. O alto investimento e a arquitetura incrível chama atenção de muitos turistas.

Apesar de já ter algumas ilhas famosas como complexos de lazer ou moradia, muitos projetos ainda estão em andamento pelo mundo. É muito provável que esse número ainda cresça bastante ao longo dos anos.

O Guia da Semana listou 5 ilhas artificiais ao redor do mundo para conhecer. Confira:

Palm Jumeirah - Dubai

Foi a primeira ilha artificial do Golfo Pérsico e é considerada a mais famosa do mundo na atualidade. Ela foi feita em formato de palmeira e possui uma série de resorts, hotéis e casas de milionários.

Ilhas Khazar – Azerbaijão

O mega projeto deve ficar pronto até 2020 e promete ser impressionante. Com custo de, aproximadamente, 100 bilhões de dólares, a ilha fica na costa de Baku, capital do país. No projeto, consta a construção de 150 escolas, 50 hospitais, shoppings, uma universidade e até uma pista de Fórmula 1.

The World Islands – Dubai

Também em Dubai, outra obra megalomaníaca. Esse complexo de ilhas custou 14 bilhões de dólare,s mas não vingou. A ideia era vender os lotes para construção, mas apenas um foi vendido. Visto de cima, a imagem das ilhas forma o mapa-múndi e é muito bonito.

Amwaj Islands – Barein

Esse projeto de ilha artificial fica a apenas 15 minutos da capital do país. Com investimento de 1,5 bilhões de dólares, as ilhas vão abrigar hotéis, parques temáticos, residências de luxo e prédios comerciais.

Ilha flutuante do rio Han – Coréia do Sul

Inaugurada em 2011, funciona como um complexo de entretenimento, esporte e gastronomia. Em poucos anos, já se tornou um ponto turístico muito visitado da Coréia. A obra custou cerca de 60 milhões de euros.

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 3 Jun 2015.