Guia da Semana

Vampiro não precisa ter medo do sol, usar capa preta e sugar o sangue de sus vítimas. Na conversa que o Guia da Semana teve com o fundador da Sociedade Brasileira de Vampirismo, Marcos Graminha, podemos entender como até o nosso vizinho pode ser um ser das trevas sugando aquilo que há de bom na sua vida.

+ Conheça o banco de sangue para animais em SP
+ Conheça o Museu de Objetos Obsoletos

Especializado no "vampirismo psíquico", Marcos nos conta um pouco sobre a Sociedade Brasileira de Vampirismo. Fundada em 1997, a SBVamp nasceu quase que por acaso: "A SBVamp, eu criei em 97. Na verdade, leio sobre vampiros desde 85 e conforme fui somando livros ao meu acervo, comecei a perceber que tinha um material muito vasto, não apenas de livros... mas quadrinhos, revistas, dvds, cds e vinil."

"Não havia um grupo específico que se reunia. Tenho muitos amigos como a Giulia Moon, Martha Argel, André Vianco, Marcos Torrigo, Adriano Siqueira... todos escritores, cuja temática, aborda vampiros", completa o especialista.

O grupo se reunia nas noites paulistanas para tomar vinho e debater a temática. Destes encontros, nasceu também o site da SBVamp, que propunha mostrar a face não cinematográfica dos chupadores de sangue.

Atualmente, Graminha mora no Espírito Santo e conta com um acervo de cerca de 700 livros sobre o assunto. Sem uma sede, ele mantém uma fanpage no Facebook para divulgar os conhecimentos que obteve sobre o tema.

O vampiro real

Marcos nos conta que os "vampiros reais" podem estar ao seu lado e as vezes te dando ordens. Normalmente são os responsáveis pelas famosas sensações de "olho gordo" ou "mau olhado" - o ataque destes seres não tira seu sangue, mas sim todas as coisas boas que podem estar ao seu redor.

Como se livrar da influência deles na sua vida? "O combate é sempre com sal grosso - em grãos, coisa que os vampiros detestam: sal e grãos", afirma o especialista em vampiros da vida real.

Por Leila Vieira

Atualizado em 2 Out 2013.