Guia da Semana

Nome da arquitetura moderna mais importante do Brasil, Oscar Niemeyer faleceu na quarta, 5 de dezembro, aos 104 anos de idade. Considerado por muitos o maior arquiteto do século XX, Niemeyer estava internado há 33 dias no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, por conta de uma infecção urinária.

Durante seu período de internação, seu estado de saúde foi se agravando, o que desencadeou em uma infecção respiratória que o fez precisar da ajuda de aparelhos para respirar até seus momentos finais.

Suas obras mais conhecidas são os prédios públicos de Brasília, construídos na década de 1960. Porém, ele também assina outros importantes monumentos espalhados pelo mundo.

O Guia da Semana faz uma seleção de importantes obras projetadas por Oscar Niemeyer que viraram pontos turísticos no Brasil. Conheça as particularidades de cada uma delas e as inclua em seu roteiro de viagem!

Igreja São Francisco de Assis – Belo Horizonte/MG

Inaugurada em 1943, a Igreja São Francisco de Assis deu início ao que seria diretriz de toda a obra de Oscar Niemeyer: uma arquitetura onde é preponderante a plasticidade da estrutura de concreto armado, em formas ousadas, inusitadas e marcantes. Horário de visitação: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 12h às 17h.

Edifícios públicos de Brasília - DF

As obras mais famosas de Niemeyer estão em Brasília e foram as responsáveis pela projeção internacional do arquiteto. Construídas durante o governo Juscelino Kubitschek, elas são, até hoje, objeto de estudo da arquitetura nacional e internacional. Confira os principais monumentos de Niemeyer na cidade:


Palácio da Alvorada

Residência oficial da presidente da República, o Palácio da Alvorada foi o primeiro edifício público inaugurado em Brasília, em 1958. A forma dos pilares da fachada deu origem ao símbolo e emblema da cidade, presente no brasão do Distrito Federal. Horário de visitação guiada: somente às quartas-feiras, das 15h às 17h30.

Palácio do Planalto

Foi inaugurado no dia da transição da capital, em 21 de abril de 1960. É onde fica o gabinete do presidente da República. Horário de visitação guiada: domingo, das 9h30 às 14h.

Congresso Nacional

Também inaugurado em 1960, fica localizado no centro do Eixo Monumental, a principal avenida de Brasília. Horário de visitação: todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 9 às 17h. Visitas guiadas gratuitas são feitas a cada meia hora.

Memorial da América Latina – São Paulo/SP

O conjunto arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer, é um monumento à integração cultural, política, econômica e social da América Latina. É sede de diversos eventos culturais. Horário de visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h (inclusive feriados).

Edifício Copan – São Paulo/SP

Localizado no centro de São Paulo, o edifício residencial mais famoso da cidade foi inaugurado em 1966. Até hoje, a construção permanece sendo a maior estrutura de concreto armado no país

Sambódromo da Marquês de Sapucaí – Rio de Janeiro/RJ

Inaugurado em 1984, o sambódromo da Marquês de Sapucaí, que na verdade se chama Passarela Professor Darcy Ribeiro, é composto por estruturas pré-moldadas de concreto. As linhas sinuosas características da obra de Niemeyer estão presentes nas laterais das arquibancadas e no imenso pórtico escultórico e curvo. O espaço foi pensado especialmente para abrigar de forma permanente os desfiles das escolas de samba.

Por Conceição Gama

Atualizado em 1 Set 2014.