Guia da Semana

Antes de falar sobre regras e onde tem praias de nudismo no Estado, o Guia da Semana precisa explicar uma pequena diferença entre nudismo e naturismo. O nudismo é simplesmente tirar a roupa, curtir a praia como veio ao mundo. Já o naturismo é definido pela Federação Internacional de Naturismo (INF) como um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática do nudismo em grupo.

Agora que você já conheçe às diferenças, veja as normas das praias de Santa Catarina.

Praia do Pinho


Localizado no município de Balneário Camboriú, a Praia do Pinho é considerada a primeira da modalidade no país e foi regulamentada ainda nos anos 80. Possui 500 metros de extensão e fica no meio de uma vasta natureza, propiciando aos seus visitantes um local ideal para o descanso.

No balneário existem áreas de adaptação para os visitantes que não são praticantes do naturismo, que podem permanecer com roupas. Porém, na faixa de areia, a nudez deve ser total. Esta regra foi estabelecida pelos próprios naturistas e frequentadores, juntamente com a ONG Naturistas Praia do Pinho. Logo, não é necessário tirar a roupa logo na entrada.

Crianças e famílias costumam frequentar o local. Homens desacompanhados podem visitar a tanto na área de adaptação quanto na faixa de areia, desde que respeitando as regras. Homossexuais e casais gays podem frequentar a praia também, a Praia do Pinho não tem descriminação nenhuma quanto à orientação sexual dos frequentadores.

Não é permitido a entrada de animais na praia, pois pode causar desconforto aos frequentadores e é expressamente proibido filmar ou fotografar na praia, mesmo que de longe, sem a permissão dos frequentadores.

Praia da Galheta


Localizada no Leste da Ilha, a Praia da Galheta é conhecida por ser a única praia de nudismo na região de Florianópolis.

Com 950 metros de extensão, de um costão a outro, a Praia da Galheta é um local de difícil acesso. Só se chega por uma trilha a partir da vizinha Praia Mole ou por um outro caminho, mais longo e mais íngreme, que liga a Galheta à Fortaleza e à Prainha da Barra da Lagoa.

Desde 1986, a Praia da Galheta é frequentada pelos adeptos do naturismo, embora a nudez não seja obrigatória. Há quem vá visitá-la somente por suas águas muito claras e pelas piscinas naturais entre as pedras do canto direito.
As ondas são propícias para a prática de surf, bem como o costão é frequentado por pescadores e mergulhadores.
Por ser uma das praias mais preservadas da Ilha de Santa Catarina, não há nenhum bar ou restaurante. Só uma bica d'água entre as pedras, na metade da praia. É preciso levar água extra ou lanche de casa, ou então comprar o que for necessário na Mole antes de pegar a trilha.

Por Juliane Corrêa

Atualizado em 16 Abr 2013.