Guia da Semana

Os paulistanos que estão cansados da rotina podem se refugiar em Embu das Artes nos feriados ou finais de semana. Esse município de Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, tem vários programas “relax”.

+ Fique por dentro dos shows da semana SP
+ Confira o resumo das novelas

Para ajudar você a descansar e conhecer melhor o municípuio, o Guia da Semana montou um roteiro sobre Embu das Artes:

Para reabastecer as energias gastas no percurso até a cidade, uma boa é visitar a Praça de Alimentação. Com assentos para mil pessoas, ela amplia a infraestrutura da cidade e complementa os passeios. Também vale a pena experimentar os pratos tradicionais criados há mais de quarenta anos, como o Leitão à Pururuca e as carnes do Restaurante Patacão.

Para quem gosta de artesanato, o ideal é visitar a Feira de Artes, que ocupa várias ruas do centro. Lá, é possível encontrar antiquários, móveis rústicos, plantas ornamentais, artes plásticas e também teatro, dança, música e poesia.

Arte, cultura e conhecimento estão presentes no Centro Cultural Mestre Assis de Embu, em três salas de exposição e um auditório, onde ocorrem palestras e shows. Com entrada gratuita, fica aberto todos os dias das 9h às 18h ou até o fim do show.

Um dos passeios imperdíveis é o Parque do Lago Francisco Rizzo, que possui uma grande área verde e um lago de 56 mil m², onde é possível observar a diversidade de plantas e peixes.

Conhecer o patrimônio histórico também faz parte do passeio. Dentre as opções, é possível visitar as capelas Santa Cruz e São Lazaro, o conjunto jesuítico e o Museu de Arte Sacra. O centro histórico é recheado de pinturas e esculturas da época em que os padres jesuítas catequizavam os índios.

Quem quiser levar uma lembrança de Embu para casa vai ficar em dúvida diante das lojinhas de arte e artesanato, móveis e antiquários.

Os hotéis e pousadas são muito receptivos e hospitaleiros. Há várias opções em diferentes localidades, podendo ser no centro da cidade ou nos arredores.

Confira no portal de turismo mais informações das lojas, hotéis e de como chegar a Embu das Artes e aproveite o passeio!

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 11 Abr 2013.