Guia da Semana

Nem todo mundo viaja no final do ano em busca de agito. Muitas pessoas preferem curtir os recessos das festas de Natal e Ano Novo com mais tranquilidade e procuram cidades e praias fora do roteiro das baladas. O litoral de Santa Catarina costuma receber milhares de turistas no verão, mas também pode ser destino de quem quer aproveitar o período para descansar.

O Guia da Semana RS preparou uma lista de sugestões de praias catarinenses lindas e preparadas para receber esse público low profile, com roteiros de passeios de barco, incentivo à prática de esportes e pontos turísticos históricos.

Praia da Daniela


Crédito: Divulgação

Localizada no Norte da Ilha de Florianópolis e com apenas três quilômetros de extensão, a Praia da Daniela tem água limpas e calmas e é muito procurada por famílias com crianças. O declive suave faz com que a praia tenha pouca profundidade, oferecendo um banho muito tranquilo.

Para quem quer gosta de caminhadas, a dica é seguir pela areia até o canto esquerdo da praia, onde há um manguezal. No local, é possível acompanhar as pescas artesanais de camarão, siri e berbigão. No outro extremo, uma caminhada de 20 minutos leva à Praia do Forte, onde fica a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, restaurada por especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Se bater aquela saudade do agito, é só seguir até a praia de Jurerê Internacional, uma das mais badaladas de Santa Catarina e de fácil acesso a partir de Daniela.

Praia da Armação


Foto: Marcelo Fernandes/Divulgação

Com ares de pequena aldeia, a Praia da Armação, localizada a 25 quilômetros do centro de Florianópolis, é um dos principais núcleos de pesca artesanal da Ilha, convivendo com o fluxo turístico e os praticantes de surfe.

Uma trilha curta, de apenas 5 minutos, leva os turistas até a Praia do Matadeiro e da Armação saem barcos para a Ilha do Campeche, uma das mais visitadas ilhas que rodeiam Florianópolis e considerada Patrimônio Nacional.

No aspecto histórico, a Igreja de Sant'Anna, construída em 1772, é a principal atração. No verão, o aumento da população fortalece as opções noturnas, com novos bares, pousadas e restaurantes.

Balneário Ponta do Papagaio


Foto: Marco Cezar/Divulgação

O balneário localiza-se no município de Palhoça, a caminho para Porto Alegre. Na região, há diversas opções de caminhadas, passeios marítimos e de carro. As praias mais próximas podem ser alcançadas a pé. Entre elas, destacam-se a Praia da Pinheira, a Praia do Sonho, a Praia de Cima e a Praia da Guarda do Embaú - esta última a mais afastada, distando aproximadamente 8 quilômetros.

De barco, é possível visitar as ilhas mais próximas, como a Ilha do Papagaio, a Ilha do Coral, as Ilhas Três Irmãs, as Três Irmãs e a Ilhota de Araçatuba, onde se encontra a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, construída em 1742.

Na praia, são oferecidos serviços de pescaria e mergulhos, além de caminhadas ecológicas em trilhas. Outra dica de passeio é visitar a sede do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação do Estado, perfazendo quase 1% da área total de Santa Catarina. Acesse o site da praia Ponta do Papagaio para mais informações sobre o parque.

Praia da Barra de Ibiraquera


Foto: Divulgação

Localizada ao sul da Praia do Rosa, a Barra de Ibiraquera é uma extensa faixa de areia cortada por uma barra que faz a ligação da Lagoa de Ibiraquera com o mar. Paraíso dos windsurfistas e kitesurfistas, anualmente é palco de campeonatos nacionais e internacionais.

A Lagoa da Ibiraquera é reduto de pescadores e de famílias que podem se refrescar em suas águas tranquilas. Uma boa dica de passeio é curtir o final da tarde à beira da lagoa e aproveitar a vista da serra do mar com o sol se escondendo atrás dela. À noite, o espetáculo fica por conta das lanternas dos pescadores de camarão que trabalham no local.

Quem gosta de aventura pode encarar a trilha ecológica, passando pela Praia do Luz, que leva até a Praia do Rosa após uma caminhada de cerca de 2,5 quilômetros.

Itapirubá


Foto: Marcelo Fernandes/Divulgação

A Praia de Itapirubá fica 95 quilômetros ao sul de Florianópolis, entre a cidade de Laguna e a Praia do Rosa. Conta com duas praias, uma com mar calmo e outra ideal para os adeptos dos esportes. Surf, sandboard, pesca submarina, pesca de costão, mergulho, ski, windsurf, windcar, wake board e kite são algumas das muitas opções.

Para quem prefere as caminhadas, Itapirubá conta com trilhas ecológicas e arqueológicas. A dica é aproveitar a proximidade da cidade de Laguna para conferir seus pontos turísticos culturais e históricos, como o marco do Tratado de Tordesilhas, o Farol de Santa Marta e a Pedra do Frade.

Por Gabriela Haas

Atualizado em 10 Abr 2012.