Guia da Semana


A Estação da Luz, originalmente, foi construída para ligar dois portos paulistas, o de Santos e o de Jundiaí. Mais tarde, a estação passou por uma reforma devido ao grande movimento de passageiros e cargas. Com o projeto do arquiteto Charles Henry Driver, a nova instalação, que foi aberta ao público em 1901, transformou-se em uma bela estação, feita com tijolos vermelhos, cobertura metálica, balcões, passarelas, colunas, piso trabalhado e galerias.

A Pinacoteca do Estado foi inaugurada em 1946, no edifício que foi construído quarenta e seis anos antes para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios. Algum tempo depois ainda foi adicionado às instalações do edifício a Escola de Belas Artes. Suas fachadas são feitas por alvenaria de tijolos, os pisos são de mármore e cerâmica, as porta de madeira trabalhada e as telhas da cobertura são francesas.

Antes de ser transformado em um jardim público, o Jardim Botânico servia de pasto para animais de carga. Quando, a partir de 1838, passou a ser público, o jardim recebeu uma coleção de plantas, estátuas e grades de ferro. Atualmente ele é um patrimônio tombado.

O Mosteiro da Luz é um dos únicos conjuntos arquitetônicos que permanece intacto até hoje. Pertencente à Ordem das Irmãs Concepcionistas, o mosteiro começou com a Capela Nossa Sra. da Luz, que graças à irmã Helena Maria do Sacramento teve sua área ampliada e passou a contar com o Recolhimento da Luz, um lugar para acomodação de freiras. O fundador do mosteiro foi Frei Galvão, que passou cinqüenta anos de sua vida angariando recursos para a obra completa.

A Vila Inglesa abriga 28 casas para fins comerciais além de um arquivo que conta a sua história. Suas instalações combinam o estilo arquitetônico europeu com elementos da época do Brasil Colônia. A vila foi tombada em 1989 e passou a ser considerada patrimônio histórico de São Paulo.

Serviço:

Estação da Luz
Local: Pça. da Luz, 01
Fone: não divulgado

Pinacoteca do Estado
Local: Avenida Tiradentes, 141 / 173
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h
Preço: R$ 4,00 (entrada) - exceto aos sábados
Estudante paga meia
Fone: 3229-9844

Mosteiro da Luz
Local: Av. Tiradentes, 676
Fone: 3311-8745
Missas Durante a semana - 7h
Sábados: 8h e 16h
Domingos: 8h, 10h 30 e 16h
Horário: aberto das 6h 30 às 16h 45

Vila Inglesa
Local: R. Mauá, 836, 842, 866 e 892
Administradora Marquesa de Itú - fone: 3228-6944
Hrário da Administradora: segunda a sexta, das 8h 30 às 17h
Obs: é possível fer fotos da vila

Atualizado em 6 Set 2011.