Guia da Semana

Pessoas e mais pessoas. Para você que gosta de sossego e lugares desertos, essa lista vai ajudá-lo a escolher quais eventos não ir no seu tempo livre. Agora, se você gosta de multidões e agitação, vale a pena reservar uma viagem para algum desses lugares.

O Guia separou os eventos que mais atraem pessoas seja por motivos festivos, religiosos, musicais esportivos etc. De Rock in Rio a Peregrinação a Meca, vale a pena dar olhada e se imaginar no meio da galera.

Ano Novo na Times Square

Pode-se dizer que o Ano Novo na Times Square é o mais famoso do mundo. Todos os anos, a tradicional queda da bola é acompanhada in loco por 1 milhão de pessoas as quais fazem suas preces, se beijam e recebem uma chuva de 2 mil kilos de confetes que são lançados ao ar.

O número de pessoas que assistem o evento pela televisão é ainda mais assustador: 1 bilhão. Não é por acaso que já vimos tantos filmes sobre essa época do ano em New York. É uma experiência interessante para quem tem a oportunidade de visitar a Times Square.

Missa do Papa

A chegada do Papa Francisco fez com que os eventos da Igreja Católica se tornassem ainda mais populares ao redor do mundo. Países como o Brasil e, claro, a Itália, trazem uma grande maioria de católicos na sua população. Por isso, costumam transformar as visitas papais em mega eventos.

Em 2013, o encerramento da Jornada Mundial da Juventude na Praia de Copacabana reuniu nada menos do que 3 milhões de pessoas. Pouco antes, o Papa havia passado pelo Santuário de Aparecida onde celebrou uma missa para 200 mil pessoas.

Rock in Rio

O festival de música mais famosos do mundo não poderia ficar de fora da lista. A primeira edição do Rock in Rio aconteceu em 1985 e chegou a reunir 470 mil pessoas no dia de estreia. Bandas como Queen, Iron Maden e Whitesnake estiveram no line up.

Em 2013, último Rock in Rio em terras brasileiras, as questões de segurança fizeram com que o número de pessoas permitidas na Cidade do Rock fosse de 85 mil pessoas.

Glastonbury

Apesar de não ser tão conhecido como o Rock in Rio, o Glastonbury é considerado o maior festival de música do mundo. Criado em 1970, o evento já chegou a cobrir quase 4 mil km² de área em edições passadas e atrair um público de 150 mil pessoas.

O Glastonbury já trouxe atrações como U2, Coldplay e Beyonce. O amplo espaço e o cenário composto pelas bandeiras gigantes que ficam balançando em meio ao público tornam o festival um dos mais cobiçados do mundo.

OktoberFest

Gosta de cerveja? Com certeza você deve conhecer a Oktoberfest. Com origem na Alemanha, mas com edições em todo os continentes, o maior festival de cerveja do mundo reuniu nada mais nada menos que 6,4 milhões de pessoas em 2010. Nesse ano foram servidos 7 milhões de litros de cerveja.

O Brasil não fica atrás nessa comemoração. Em cidades do sul do país como Blumenau, Ponta Grossa e Santa Cruz a festa rola solta com a mesma intensidade. Outros estados também fazem homenagens.

Super Bowl

Por mais que você não seja ligado na cultura estadunidense é impossível não se surpreender com a magnitude de um evento como é o Super Bowl. O Super Bowl é o jogo final da temporada da NFL definindo o seu campeão. Ele é o 2º evento mais assistido no mundo, perdendo apenas para a final da UEFA Champions League.

No último ano, para inserir um comercial de 30 segundos durante a partida, a empresa deveria pagar pelo menos 4 milhões de dólares. Não é por acaso. 111, 5 milhões de pessoas acompanharam o jogo e 25 milhões de twittes sobre o evento foram feitos durante a partida.

Copa do Mundo

A Copa do Mundo não necessita de apresentações, especialmente para os brasileiros. O evento é considerado o maior do mundo no que se refere a esportes. O recorde de público em um jogo de Copa aconteceu no Maracanã durante a final de 1950. Foram 174 mil torcedores pagantes.

A previsão de telespectadores roda em torno de 600 milhões e calcula-se que de 3 a 4 milhões de pessoas estarão nos estádios. O evento é realizado pela FIFA e acontece a cada 4 anos.

Tomorrowland

O Tomorrowland é o lugar favorito dos fritos. O maior festival de música eletrônica do mundo acontece uma vez por ano na cidade de Boom, Bélgica. Em 2013, os 180 mil ingressos acabaram em segundos.

Faça a combinação de os melhores DJ’s do mundo, fogos de artifício, cenários de filmes de magia e muita gente disposta a se divertir por dias consecutivos. Pronto, você tem o Tomorrowland. Em 2010 cerca de 100 mil pessoas foram aos shows.

Peregrinação a Meca

A cidade de Meca é a mais importante do mundo para os adeptos e fieis da religião Muçulmana. Os praticantes vêm de diversos países e se unem na caminhada.

Em 2012, a peregrinação atraiu mais de 4 milhões de fieis de 189 nacionalidades diferentes. Claro que sempre acontecem tumultos. Em 2004, 251 pessoas foram vítimas fatais de um pisoteamento. Dois anos depois, 364 morreram pelo mesmo motivo.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 12 Fev 2015.