Guia da Semana

No Bistrô Escola do Pão, onde um dia foi a casa do escritor José Lins do Rego, foi anunciada, no último 6 de agosto, a programação oficial da Bienal do Livro 2013. Mais de 100 sessões de debates e bate-papos, para pessoas de todos os gostos e idades.

+ Confira mais informações sobre a Bienal

O evento, que este ano homenageia a Alemanha, traz uma série de novidades e aproveita a proximidade da Copa do Mundo para trazer à pauta a literatura de futebol. Pela primeira vez, a Bienal também realizará um salão de negócios (agent center). Em 2013, 27 autores estrangeiros, o maior número até agora, passarão pelo Riocentro, entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro.

Confira os destaques da programação:

Placar Literário

Com curadoria do jornalista João Máximo, o espaço abordará a literatura de futebol como um todo, entre debates como “O Fla de Zélins (do Rego) e o Flu de Nelson Rodrigues”, e mesas formadas por escritores da nova geração.

#acampamento na bienal

Sob o comando do historiador João Alegria, este será um espaço exclusivo dos adolescentes. Com temas pautados pela tecnologia e cultura de convergência (o livro virando filme, game, site, etc.), o visitante terá a oportunidade de encontrar com seu ídolo literário, através de animados bate-papos.

Planeta Ziraldo

Os personagens inesquecíveis do escritor e cartunista, como Menino Maluqinho e Pererê, ganharão vida por meio da curadoria e cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

Café Literário

A XVI Bienal do Livro, pela terceira vez, terá o espaço comandado pelo premiado escritor e crítico Italo Moriconi. Descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias passeiam por nomes consagrados, como Rubem Braga, Paulo Leminski e Vinicius de Moraes, e autores da nova geração.

Mulher & Ponto

A jornalista especializada em arte e cultura Bianca Ramoneda levará inúmeras discussões sobre o universo feminino, entre literatura erótica (proibida para menores) e vozes femininas na literatura africana, além de uma leitura afetiva da obra de Lygia Fagundes Telles, autora que completou 90 anos em 2013.

Recorde de Autores

Para esta edição, encontros com ficcionistas premiados, especialistas em arte, biógrafos, historiadores e roteiristas, entre outros grandes escritores, que neste ano receberá seu maior número de atrações internacionais: 27 (foram 21 em 2011 e 18 em 2009). Entre eles, estão o moçambicano Mia Couto, o argentino Cesar Aira, os americanos Corey May (roteirista de jogos eletrônicos como Assassin’s Creed) e James C. Hunter (autor de O Monge e o Executivo) e o espanhol Allan Percy (Nietzche para estressados).



Homenagem à Alemanha

Além da presença dos escritores alemães na programação cultural, a Alemanha terá um estande de 400 metros quadrados do qual fará parte a exposição multimídia Alemanha de A a Z. As 26 letras esculpidas do alfabeto alemão, quatro delas em 3D, vão oferecer aos visitantes uma perspectiva bem-humorada do país – de “Alltag” (cotidiano) a “Zukunft” (futuro).

Salão de Negócios e Eventos Profissionais

Pela primeira vez em 16 edições, o espaço receberá agentes literários e profissionais do livro de várias partes do mundo. O salão de negócios acontecerá nos três primeiros dias da Bienal, no mezanino 2 (Pavilhão Verde). Já estão confirmados representantes de editoras dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Chile, Gana e do Brasil.

E a parceria com a Alemanha, por meio da Frankfurt Academy, transformará a XVI Bienal do Livro Rio em sede da CONTEC 2013, conferência sobre alfabetização, educação, conteúdo de mídia e tecnologia para crianças e jovens. O evento acontece no dia 30 de agosto, sexta-feira, no Auditório Rachel de Queiroz (Pavilhão Azul).

Outro evento profissional, o colóquio internacional “O acesso à biblioteca no clique do mouse: a Mediateca Digital” – organizado pelo Goethe-Institut Rio de Janeiro, a Embaixada da França, a Fundação Biblioteca Nacional e o Conselho Regional de Biblioteconomia – está confirmado para a segunda, 2 de setembro, também no Auditório Rachel de Queiroz.

Visitação Escolar

São seis dias destinados ao programa: 30 de agosto e de 2 a 6 de setembro. Na chegada ao evento os estudantes receberão a Nota Bienal, que, no valor de R$ 5,50, pode ser trocada por um livro do mesmo valor.

Por Marco Sá

Atualizado em 6 Set 2013.