Guia da Semana

Tem muita gente por aí que não é muito fã do calor escaldante que faz durante o verão brasileiro e fica realmente incomodado com as temperaturas altas que fazem na grande parte do país. Então, porque não dar uma escapadinha em busca de climas mais suaves?

+ Gosta de uma jogatina? Confira a lista de cassinos perto do Brasil
+ Lugares do Brasil pra voa de asa-delta

Selecionamos algumas cidades com zonas climáticas mais úmidas, pois o clima é mais fresco. Pode reparar que todos esses lugares fiam em regiões montanhosas, esses locais são as mais propícios para quem quer uma temperatura mais agradável.

Petrópolis - Rio de Janeiro

O clima na Região Serrana é bem mais ameno do que nas areias das praias do Rio de Janeiro. No verão, por conta da altitude, Petrópolis fica com uma temperatura média de 23ºC e, às vezes, os termômetros chegam a marcar 33º C e mesmo assim a sensação térmica é mais baixas devido ao vento. Ou seja, pra quem não curte dias escaldantes é bem melhor do que os 40ºC que por vezes chega a fazer nas praias.

Teresópolis – Rio de Janeiro

A 95 km do centro do Rio de Janeiro, Teresópolis também segue o clima fresco de Petrópolis, que fica a 52km da cidade. Os verões são agradáveis e úmidos, com temperatura que geralmente fica entre 20°C e 28°C. Aproveite o clima para curtir as atrações da regiões montanhosas, como trilhas, parques e cachoeiras.

Campos do Jordão – São Paulo

É uma das cidades mais procuradas pelos paulistas e turistas no inverno, tanto pelo clima frio quanto pela programação musical e gastronômica que Campos do Jordão oferece. Entretanto, no verão, também é uma ótima escolha pra dar aquela escapada do calor. As temperaturas são suaves e pode até chegar a fazer 13°C em uma noite de verão.

Monte Verde – Minas Gerais

No sul de Minas, uma das maiores atrações de inverno e até do verão é a cidade de Monte Verde. Por lá, o clima é tropical de altitude, isso significa que o calor é suavizado pela mata e a região montanhosa da Serra da Mantiqueira. Para quem quer verões suaves é um dos melhores lugares para se visitar, as temperaturas não passam dos 27°C.

Canela – Rio Grande do Sul

Muito procurada por turistas, principalmente no inverno, Canela tem sempre um clima agradável. Sendo uma das cidades da Serra Gaúcha, a cidade tem uma zona climática favorável pra quem não curte dias quentes. No verão, a temperatura é bem suave, em torno de 20°C. Alguns dias ficam um pouco mais quentes, mas as noites são sempre moderadas.

Gramado - Rio Grande do Sul

Gramado fica grudadinho de Canela, são apenas 7.5 km de distância de uma cidade pra outra. Entretanto, Gramado é hit quando se fala em destinos de inverno no Brasil. O verão é um período que dá pra curtir tranquilamente o ar fresco da montanha. Os termômetros oscilam entre 23ºC e 26ºC, durante o dia, e entre 6ºC e 10ºC, à noite.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 8 Jan 2015.