Guia da Semana

Depois que você conhece a música, dificilmente encontra outras coisas que te prendem e fascinam tanto quanto ela. De repente você começa a se preocupar com o tipo de válvula que está instalada em um amplificador ou passa horas a fio tocando o trecho de uma música que você ouviu no rádio e não sai da sua cabeça.

São Paulo oferece uma série de lugares que são verdadeiros paraísos para os músicos, desde lojas de instrumentos até hamburguerias e bares. Sabe quando você vai ao shopping com a sua namorada e ela passa horas em lojas de sapato? Leve-a para uma tarde na Teodoro Sampaio e passe o dia testando guitarras. Quem sabe um hambúrguer e um show de jazz depois?

Pensando nisso, o Guia da Semana separou os melhores lugares de São Paulo para músicos. Confira!

Rua Teodoro Sampaio

Apesar de ter nome de dupla sertaneja, a Rua Teodoro Sampaio é o paraíso de músicos adeptos a todos os estilos. A variedade de lojas de instrumentos musicais, luthiers, escolas de música, discos raros e tantos outros estabelecimentos do mundo musical tornam essa visita imperdível.

Grandes lojas como, Reference, Tango Music, Playtech e Made in Brazil vão te hipnotizar com guitarras, amplificadores valvulados, salões cheios de baterias para testes, softwares de última geração e muito mais. É só entrar e ficar horas admirando e testando instrumentos.

Apesar disso, o segredo é não se prender apenas às grandes lojas. Na galeria da rua (nº 173), está localizada a loja High Voltage Custom Shop, um verdadeiro paraíso para guitarristas. Amplificadores, guitarras e pedais de boutique você só vai encontrar por aqui. É possível vender instrumentos usados também.

A eletrônica Yashi também é uma mão na roda para quem precisa de cabos ou algum elemento eletrônico sobre medida para o seu set up. Eles fazem tudo na medida e você escolhe as marcas e a qualidade das partes que vão compor o produto final.

Se você vier pela Brigadeiro Faria Lima, vai se deparar com várias lojas de móveis e departamentos antes de chegar nas de música. É só continuar subindo. O mesmo vale para quem vem da Henrique Schaumann. O melhor caminho é descer no metrô Clínicas, na Doutor Arnaldo.

Galeria do Rock

É impossível falar de música em São Paulo sem citar a Galeria do Rock. Os mais de 450 estabelecimentos distribuídos entre os andares da galeria trazem tudo o que um roqueiro precisa ao menos saber que existe.

Estúdios de tatuagem, discos raros, roupas com spike e tudo o que você puder imaginar de artefatos relacionados a bandas, de camisetas a pôster e capinhas para celular você encontra aqui.

Não é por acaso que artistas como Bruce Dickinson, Kurt Cobain e banda Sepultura já passaram por aqui. Aliás, apesar de ter “rock” no nome, o preconceito passa longe daqui. Com o passar do tempo, a galeria inseriu outros estilos no seu ambiente, principalmente o Hip Hop e a cultura do skate.

Santa Ifigênia

A rua Santa Ifigênia também é um destino conhecido e adorado por músicos. Como já se sabe, o foco do comércio por aqui são os eletrônicos, oferecendo desde televisões até os próprios equipamentos de áudio.

Você também vai encontrar muitas lojas de instrumentos ao longo da rua. Algumas das grandes lojas têm filiais por aqui e se misturam em meio a estabelecimentos menores. Se você precisa fazer manutenção de algum instrumento eletrônico, é possível encontrar bons serviços por aqui. Teclados Nord e de outras marcas famosas têm assistência técnica por aqui.

Bourbon Street Music Club

A primeira lição para se tornar um bom músico é ouvir artistas melhores que você e ter boas referências. No Bourbon Street, isso é facilmente alcançado todas as semanas de terça a domingo. Um dos lugares de música ao vivo mais conceituados (se não o mais conceituado) da cidade oferece uma estrutura técnica perfeita e atrações pra lá de competentes.

Só para se ter uma ideia, gênios como Scott Henderson, Marcus Miller, Pat Metheny, Yamandu Costa e muitos outros já passaram pelo palco do Bourbon e não foi apenas uma vez. O salão tem capacidade para 400 pessoas e está sempre cheio de jovens e adultos que buscam unir a boa música à uma noite agradável.

A abertura da noite fica por conta de trios de Jazz que aquecem o público enquanto as torneiras de chopp enchem os copos. Nos dias de atrações mais famosas, a sugestão é comprar com antecedência no site. Os ingressos esgotam mesmo.

Rock N Roll Burguer

Existe coisa melhor do que sair de um ensaio ou show cansativo e devorar um hambúrguer? Não é por acaso que essa é uma tradição entre os músicos. Localizado na parte baixa da Augusta, a hamburgueria é decorada com máquinas de Pinball disputadas pelos boêmios frequentadores do local.

Os hambúrgueres de red angus estão entre os preferidos da galera e podem ser acompanhados de cebola caramelizada e queijo cheddar. Opções não vão faltar para você matar aquela fome pós-trampo. Quem sabe ainda conhece outros músicos e monta uma banda?

Por Ezio Jemma

Atualizado em 15 Ago 2014.