Guia da Semana

As competições esportivas já se consolidaram como potencias econômicas em todo o mundo. As transmissões televisivas, as verbas de marketing e a quantidade de espectadores fazem de eventos como a Copa e os Jogos Olímpicos verdadeiros fenômenos de audiência.

Pensando nisso, o Guia separou alguns dos maiores acontecimentos do mundo do esporte e de que forma eles impactam a população mundial e os países em que acontecem. Confira!

Jogos Olímpicos (Olimpíadas)

O ser humano homenageia seus deuses a um bom tempo já. Isso acontece desde os entornos do ano 2500 A.C com os gregos. Não é por acaso que os próprios gregos criaram, em 776 A.C, os Jogos Olímpicos.

Hoje em dia as Olimpíadas são consideradas o maior evento esportivo do mundo, maior até mesmo que a Copa. O evento também é realizado de 4 em 4 anos e atrai a atenção do mundo todo. As Olimpíadas de Pequim em 2008 foram assistidas por 4,7 bilhões de telespectadores, sendo que a abertura foi vista por 1, 2 bilhões.

O número de atletas e modalidades também é assustador. Em 2012, os jogos de Londres reuniram 11 mil atletas de 204 países distribuídos pelos 26 esportes disputados.

Copa do Mundo de Futebol

O maior evento de futebol do planeta não necessita de muitas apresentações, especialmente para os brasileiros. Criado em 1930, o evento é comandado pela FIFA e, assim como os Jogos Olímpicos, é realizado de 4 em 4 anos.

O Brasil é o maior vencedor das Copas om 5 títulos. A abertura da Copa 2014 foi assistida por nada menos que 3,2 bilhões de pessoas, ou seja, foi o evento mais visto da história da humanidade.

Os investimentos que rodeiam o evento também são expressivos. A própria FIFA investiu em torno de 1, 3 bilhões de dólares na Copa no Brasil, fora os investimentos feitos pelo governo e pela iniciativa privada.

Super Bowl

Por mais que você não seja ligado na cultura estadunidense é impossível não se surpreender com a magnitude de um evento como é o Super Bowl. O Super Bowl é o jogo final da temporada da NFL definindo o seu campeão. Ele é o 2º evento mais assistido no mundo, perdendo apenas para a final da UEFA Champions League.


No último ano, para inserir um comercial de 30 segundos durante a partida, a empresa deveria pagar pelo menos 4 milhões de dólares. Não é por acaso. 111, 5 milhões de pessoas acompanharam o jogo e 25 milhões de twittes sobre o evento foram feitos durante a partida.

Volvo Ocean Race

Quem nunca se impressionou com as belas e disputadas regatas que cruzam oceanos e continentes? A corrida realiza pela Volvo é a maior delas. O percurso sofre mudanças todos os anos, mas geralmente os competidores passam por 4 oceanos e chegam a ficar 9 meses no mar.

Tantas adversidades e desafios fazem com que em torno de 2 bilhões de pessoas acompanhem a corrida, a qual ganha prestígio todos os anos. Os barcos chegam a custar mais de 20 milhões de dólares e, mesmo assim, muitos não chegam ao final.

Tour de France

Os ciclistas de plantão com certeza sonham em participar pelo menos uma vez na vida da competição mais charmosa de bicicletas do mundo. O Tour de France foi criado em 1903 e, desde então, acontece todos os anos.

O percurso envolve 3 mil quilômetros de estradas e montanhas os quais os ciclistas tem que atravessar, representando como se fosse “uma volta na França”. Claro que todo suporte de alimentos e médicos são oferecidos.

A audiência televisiva do Tour é de 3,5 bilhões de pessoas e é transmitido ao vivo para mais de 188 países. Mais de 10 milhões de pessoas saem as ruas para ficar ao redor das pistas e o retorno gerado para as cidade que ele passou já é de 88 milhões de libras

Por Ezio Jemma

Atualizado em 27 Jun 2014.