Guia da Semana

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a Cidade Maravilhosa estará lotada de turistas estrangeiros e de outros Estados, promovendo um grande intercâmbio cultural.

Da gastronomia à música, são 52 hospitality houses espalhadas por diversos cantos da Cidade, entre países e marcas patrocinadoras: Centro (12), Barra da Tijuca (14) e Zona Sul (26) e serão divididas em duas categorias: abertas (25), com acesso ao público em geral; e fechadas (27), voltadas para autoridades, Família Olímpica, atletas e convidados, como é o caso dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Itália e Canadá. Das casas abertas ao público, a maioria terá entrada gratuita. As exceções são o Club France (França), Casa da Holanda, Casa do Catar e Casa da Jamaica.

Confira as atrações por região:

Centro

Austrália - Casa da Austrália

Organizado pela Comissão Australiana de Comércio e Investimentos (Austrade), o local terá exposição fotográfica sobre inovações australianas, experiências de turismo em realidade virtual 360° e seminários de educação para quem deseja estudar no país. Além disso, a Casa da Austrália mostrará um pouco da vida Down Under (gíria utilizada para os países localizados “embaixo”, da Grã-Bretanha).

Onde: Centro de Convenções Bolsa do Rio - Praça XV de Novembro, 20, Térreo - Centro
Quando: 6 a 12 de agosto, 11h às 19h

Brasil - Casa Brasil

Referência do Governo Federal durante a realização dos Jogos, o espaço - próximo ao Boulevard Olímpico - tem como objetivo fortalecer a imagem do país. Na Casa Brasil, os visitantes poderão provar café, chocolate, cachaça e vinho brasileiros, além de contar com simuladores de realidade e atividades esportivas.

Onde: Via Expressa (Antiga Avenida Rodrigues Alves), 10 - Armazém 2 - Píer Mauá - Gamboa
Quando: 4 de agosto a 18 de setembro, 10h às 20h

Colômbia - Casa Colômbia Rio 2016

A Casa dará destaque à gastronomia, com café colombiano e frutas exóticas, como lulo, feijoa e borojó.

Onde: Praça Marechal Âncora, 95 - Praça XV - Centro
Quando: 4 a 21 de agosto e 5 a 18 de setembro, 10h às 20h

Coreia do Sul - Korean Expo 2016

Com apresentações de K-Pop (a música pop coreana), comidas típicas e personagens famosos do país asiático, a Korean Expo também promoverá produtos nativos nas indústrias de moda, beleza e também hospitalar.

Onde: Centro de Convenções Sulamérica - Rua Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova
Quando: 11 a 13 de agosto, 9h às 18h

Finlândia - Casa da Finlândia

Apresentando a tradição do país europeu, na Casa da Finlândia os visitantes também terão a oportunidade de visitar o Papai Noel.

Onde: Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro
Quando: 13, 14 e 20 de agosto, 10h às 18h; 21 de agosto, 10h às 16h

Japão - Culture & Tokyo in Rio

Uma das duas Casas do país asiático no Rio (a outra é na Barra da Tijuca), o local apresentará um programa desenvolvido por artistas japoneses. Haverá projetos como "Turn", com direção de Katsuhiko Hibino, uma mostra de obras e workshops feita por japoneses e brasileiros a partir de sua atuação em instituições de assistência social no Brasil.

Onde: Praça XV de Novembro, 48 - Centro - Paço Imperial
Quando: 18 de agosto a 7 de setembro, 12h às 19h (fechado às segundas-feiras)

Estados Unidos - NBA House

Um dos espaços de convivência dos EUA, a NBA House será o espaço temático da liga de basquete norte-americana. Com cerca de 3 mil metros quadrados, a NBA House espera receber mais de 50 mil pessoas durante os dez dias de funcionamento, que encontrarão mascotes, atletas e lendas da NBA, além de ver de perto o Troféu Larry O’Brien (taça entregue aos campeões). Além disso, os fãs vão participar de desafios, concorrendo a brindes oficiais e prêmios exclusivos.

Onde: Armazém da Utopia - Boulevard Olímpico - Via Expressa (antiga Avenida Rodrigues Alves) - Cais do Porto.
Quando: 12 a 21 de agosto, 10h às 20h

Portugal - Casa de Portugal Rio 2016

Na Ilha das Cobras, a Casa de Portugal será dentro do Navio Escola de Sagres, atracado no cais da Marinha do Brasil. O espaço contará um pouco da história do país, encontrando, em vários momentos, com a brasileira.

Onde: Ilha das Cobras
Quando: 3 a 22 de agosto, 10h às 23h

Barra da Tijuca

Casa da África

Uma das maiores dos Jogos, a Casa da África estará no CasaShopping. Para entrar na casa, o visitante receberá um ingresso em formato de cartão de embarque. Após passar pelo check-in, ele será encaminhado para o Fly to Africa, um simulador de avião com capacidade para 56 passageiros, onde serão exibidos vídeos com informações turísticas e culturais. Cerca de 30 mil pessoas devem visitar o espaço.

Onde: CasaShopping - Avenida Ayrton Senna, 2150
Quando: 5 a 21 de agosto - 14h às 22h

Eslováquia

Onde: Le Monde Office - Avenida das Américas, 3.500

Japão - Tokyo 2020

Próxima cidade a sediar os Jogos Olímpicos, Tóquio será representada na Casa Japão - Tokyo 2020, segundo espaço de convivência do país asiático. Prezando pela Omotenashi - hospitalidade japonesa -, a Casa recepcionará atletas, familiares e todos os visitantes que desejarem ter a renomada experiência.

Onde: Cidade das Artes - Avenida das Américas, 5300
Quando: 5 a 21 de agosto e 7 a 18 de setembro, 12h às 20h (7 de agosto e 17 de setembro apenas por convite)

República Tcheca - Casa Tcheca

Contando a história do país, com informações sobre a educação, cultura e ciência, a Casa Tcheca também terá degustação de comida e cerveja local, além de comemorações dos atletas.

Onde: Avenida das Américas, 3434
Quando: 5 a 21 de agosto, 11h à 0h

Zona Sul

Alemanha - OliAle

A Casa da Alemanha na Praia ficará ao lado do Canal do Jardim de Alah, expondo o lado moderno, festivo e multicultural do país. Com informações sobre arte, cultura, tecnologia, música, gastronomia típica e exposições, a OliAle também terá atividades esportivas e lúdicas, além da transmissão ao vivo das competições esportivas.

Onde: Praia do Leblon (Em frente ao n. 12 da Avenida Delfim Moreira)
Quando: 4 de agosto a 18 de setembro - 14:30 às 21:30

Áustria - Casa da Áustria Rio 2016

Com base montada no clube Botafogo Futebol e Regatas, a Casa da Áustria é um convite para conhecer a cultura e hospitalidade austríacas, incluindo músicas típicas e especialidades culinárias.

Onde: Avenida Venceslau Brás, 72 - Botafogo
Quando: 5 a 21 de agosto, 10h às 23h

Catar

País sede da Copa do Mundo em 2022, o Catar montará uma base na antiga Casa Daros, apresentando sua história, música e gastronomia. O espaço simula um "souq", mercado típico do país, com pintura de hena, caligrafia árabe e sanduíches.

Onde: Rua General Severiano, 159 - Botafogo

Dinamarca - O Pavilhão Dinamarquês em Ipanema

Com formas geométricas exuberantes, a casa da Dinamarca terá exibições interativas e experiências originais. Além disso, o espaço terá festas com DJs e shows noturnos, e bicicletas dinamarquesas em exposição, com uma casa de brinquedo para crianças.

Onde: Praia de Ipanema - Posto 10 (Próximo ao Praia Ipanema Hotel)
Quando: 2 a 21 de agosto, 11h às 22h

Espanha

Onde: Instituto Cervantes - Rua Visconde de Ouro Preto, 62 - Botafogo

França - Club France

Projeto oficial do Comitê Francês, as principais competições serão transmitidas através de telões e será oferecido ao público uma praça de alimentação com food trucks de culinária francesa. Durante oito noites o Picadeiro Armando de Alencar será transformado numa pista de dança para receber 2 mil convidados e um DJ francês. Além disso, comemorações das medalhas conquistadas pelas equipes francesas acontecerão no local, onde o público poderá conhecer os atletas. O estande do departamento de turismo da França terá a demonstração de algumas cidades famosas do pais reconhecido pela produção de vinhos e champanhe de alta qualidade. A entrada custa R$ 20.

Onde: Sociedade Hípica Brasileira - Avenida Borges de Medeiros, 2448 - entrada pela Lagoa Rodrigo de Freitas
Quando: 5 a 21 de agosto, 12h às 2h

Grã Bretanha - British House

A British House terá entrada limitada a pessoas registradas e ficará no Parque Lage. Para visitar, é necessário registrar-se no site para demonstrar interesse. O espaço será uma base para os atletas e também oferecerá um programa cultural e de negócios.

Onde: Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
Quando: 5 a 21 de agosto e 7 a 18 de setembro, 9h às 22h

Holanda - Holland House 2016

Planejados por Casper Reinders (respeitado empreendedor holandês no ramo do entretenimento) e Thijs Murré (ilustre designer de interiores também holandês), os ambientes da casa têm em seu design uma combinação da cultura, hábitos e comportamentos locais e uma homenagem aos heróis holandeses do esporte. A Holland House contará com práticas esportivas, como natação, basquete, futebol e vôlei de praia, além de aulas de stand-up paddle e bootcamp na praia de Ipanema. Ao anoitecer, os visitantes poderão vivenciar o jeito “Holandês” de comemorar as conquistas de seus atletas e festejar com a presença de artistas e DJs holandeses. A chamada Fanzone, parte externa da casa, oferecerá diversas opções de bares e restaurantes como Bakery Cafécom cafés, sucos, iogurtes e frutas frescas. O bar principal ficará no primeiro andar e será cercado por uma varanda com vista deslumbrante. Os ingressos poderão ser adquiridos pelos sites www.hollandhouse.com.br ou www.hollandhousetickets.com.br e custarão o valor em reais equivalente a 45 euros

Onde: Clube Monte Líbano - Avenida Borges de Medeiros, 701 - Leblon
Quando: 5 a 21 de agosto, 11h à 1h

Jamaica - Casa da Jamaica

Onde: Praça Santos Dumont, 31 - Restaurante Prado Grill - Gávea

Panasonic - Panasonic Stadium of Wonders

Com exibição de um curta chamado Stadium of Wonders, os visitantes poderão conhecer diversas tecnologias de ponta e ainda apreciar conteúdos sobre os Jogos.

Onde: Anfiteatro do Morro da Urca
Quando: 7 a 21 de agosto, 10h às 20h

PyeongChang - Casa PyeongChang

No Leme, a Casa PyeongChang dará aos visitantes a oportunidade de experimentar esportes de inverno através da realidade virtual. Já no palco exterior, em frente à praia, haverá degustação de comida coreana, performances de K-Pop, Taekwondo, música clássica coreana e break dancing.

Onde: Quiosques QL03 e QL04 - Avenida Atlântica - Praia de Copacabana (Leme)
Quando: 4 a 21 de agosto e 7 a 18 de setembro

Suíça - Baixo Suíça

Sucesso durante a Copa, o Baixo Suíça foi o nome carioca que recebeu a House of Switzerland, gerenciada pela Presença Suíça. O centro de convivência suíço terá uma série de atrações gratuitas, como patinação no gelo, cabine giratória de teleférico e um globo de neve gigante, além de diversos convidados, incluindo a Miss Suíça 2016, Laurianne Sallin, e o cantor suíço-brasileiro Marc Sway, que fará um setlist com músicas dos dois países. Cerca de 100 atletas suíços, de 25 esportes, são esperados na casa, depois das competições, para confraternizar com o público e os demais competidores. Entre os destaques, estão dois dos maiores tenistas da história do esporte: Roger Federer e Martina Hingis.

Onde: Campo de Beisebol - Avenida Epitácio Pessoa, s/n - Lagoa
Quando: 1º de agosto a 18 de setembro, 11h às 23h

Por Marco Sá

Atualizado em 4 Ago 2016.