Guia da Semana

Os brasileiros amantes do clima frio ficam contando os dias para a chegada do inverno no mês de junho. Apesar de só ser possível ver neve em alguns lugares do sul, países vizinhos como Chile e Argentina oferecem estações de ski incríveis e acessíveis para você curtir ao máximo essa estação.

Se distância e grana não for um problema, vale a pena inverter os períodos e aproveitar o frio do hemisfério norte durante os meses de dezembro e fevereiro. Pensando nisso, o Guia da Semana separou os melhores lugares para ver a neve ao redor do mundo.

Hemisfério Sul (Junho a Setembro)

Pucón – Chile

Já imaginou abrir a janela do seu quarto e ver um vulcão de quase 3 mil metros de altitude coberto de neve? Essa é apenas uma das experiências que você vai vivenciar em Pucón. Localizada em meio a cordilheira dos Andes e cercada pelo lago e pelo vulcão Villarica, a cidade é com certeza uma das mais bonitas do mundo.

Mas onde é possível esquiar por aqui? Nas encostas do vulcão, é claro. A neve e a queda natural da formação vulcânica formam pistas naturais das mais diferentes dificuldades. Claro que todas são muito bem cuidadas pela equipe local e são devidamente sinalizadas. Pode ficar tranquilo. A última erupção do Villarica foi em 1984 e ele não está mais ativo.

Portillo – Chile

Uma das estações mais antigas e famosas do Chile se manteve no topo por acaso. O tradicional hotel amarelo em meio aos picos da cordilheira e com vista para a Laguna Del Inca é um ícone para os amantes de esportes na neve. Essa vista pode ser apreciada das piscinas aquecidas instaladas ao ar livre.

Não importa qual a sua idade, Portillo vai oferecer muitas atividades e bons momentos para toda a família. As pistas de estão a alguns passos do hotel e atendem aos mais diversos tipos de dificuldade. As crianças são auxiliadas por instrutores e aulas relembrando como skiar são dadas diariamente

Termas de Chillan - Chile

Chillan é uma das estações mais charmosas do Chile e do mundo. O luxo e a elegância do Gran Hotel oferece um clima romântico para os casais e opções de sobra para os esportistas e as crianças. Provar um delicioso fondue e jogar uma partida de squash são apenas exemplos do que se pode fazer por aqui.

Fora do hotel, as pistas de ski estão instaladas em meio às árvores. Um passeio pelos bosques também é um ótimo programa, especialmente para os casais.

Bariloche - Argentina

Na fronteira entre Argentina e Chile está localizada uma das estações mais badaladas do hemisfério sul. Se você quer praticar esportes radicais na neve sem se isolar do mundo e das baladas, aqui é o seu lugar. Com o passar dos anos, Bariloche se tornou um dos destinos mais procurados pelos jovens nas férias de julho.

San Carlos de Bariloche, como é chamada a cidade, é repleta de baladas e restaurantes ideais para aqueles que vão em busca de achar um amor de inverno. Para chegar às pistas de esqui é preciso pegar translados e, mesmo assim, elas costumam ficar bem lotadas na alta temporada.

Valle Nevado – Chile

Chegamos agora ao maior centro de esportes relacionados à neve do hemisfério sul. Localizado a apenas 46 km de Santiago, Valle Nevado é um verdadeiro complexo de pistas e hotéis. São 102 trilhas divididas entre principiantes, intermediários, avançados e experts.

É claro que você vai poder curtir tudo isso durante o dia, já que, de noite, é hora de apreciar o melhor da culinária local e própria para o clima frio. Os hotéis oferecem toda a infraestrutura para que você não se preocupe com nada.

Hemisfério Norte (Dezembro a Fevereiro)

Les Trois Vallées - França

A maior área esquiável interligada do mundo é um destino obrigatório para os amantes da neve. “Os Três Vales” reúne nada mais nada menos que 6 resorts, 200 ski lifts e 335 pistas para a prática de snowboard e esqui. Se você não é um esquiador profissional, não precisa se preocupar.

Além de oferecer várias pistas para iniciantes, o complexo conta com 1500 instrutores de esqui prontos para auxiliá-lo. Em breve, a estação vai ganhar mais um vale e passará a se chamar “Os Quatro Vales”.

Aspen - EUA

Não dá para pensar em neve sem pensar em Aspen. Uma das mais tradicionais estações de esqui dos EUA também traz várias atrações para o verão. Aspen oferece 4 montanhas deividamente sinalizadas e conservadas com neve da melhor qualidade.

Na cidade, lojas de grifes luxuosas, cafés e galerias de arte não vão permitir que você fique sem ter o que fazer durante a sua estadia. Vlae a pena pegar uma balada e ir a um dos tradiicionais pubs locais.

Whistler – Canadá

Sede dos Jogos Olímpicos de Inverno 2010, Whistler é um dos destinos mais procurados pelos jovens amantes da neve. A cidade está localizada a 125 km de Vancouver e permite várias outras atividades como o montain bike e até mesmo um encontro acidental com um urso.

A população fixa gira em torno dos 10 mil habitantes, mas o destino é tão procurado que chega a receber mas de 2 milhões de pessoas anualmente. Um pacote para a estação sai mais em conta do que os destinos europeus, por exemplo.

Are – Suécia

Quem nunca conhou em conhecer a beleza das paisagens e dos habitantes suecos? Os amantes da neve podem conhecer tudo isso e ainda aproveitar uma série de atividades que vão muito além de esqui e snowboard.

Além dos esportes, a cidade oferece passeios de teleférico, andar de trenó com Huskies Siberianos, fazer um safári e se pendurar na irolesa mais longa da Europa. Tudo isso cercado pelos picos lotados de neve.

Verbier (Suíça)

Claro que não poderiam faltar os Alpes Suíços na nossa lista. A estação de Verbier é uma das mais famosas do país não só pela neve, mas pelas baladas, pubs e bistrôs. Italianos, franceses, espanhóis e ingleses adoram vir para a charmosa cidade aproveitar a infinidade de pistas de esqui. Aliás, há quem diga que é preciso ao menos uma semana para conhecer todas elas.

Em cada montanha ou conjunto de pistas existe um bistrô estrategicamente localizado para receber os turistas oferecendo o melhor da gastronomia. Depois do período de esqui, acontece um happy hour com Dj´s, bebida e até mesmo strip tease. Se você for na alta temporada pode até ser que se depare com o show de algum DJ europeu famoso.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 15 Jun 2015.