Guia da Semana

A festa mais colorida do mundo vai ter sua primeira edição brasileira em 2013. O Festival das Cores é uma tradição indiana e já conquistou diversos países, levando uma celebração positiva por onde quer que passe.

+ 1ª edição brasileira do Festival das Cores acontece em Setembro
+ Holi - Festival das Cores 2013

O Holi ou Festival das Cores é um festival realizado na Índia todos os anos entre fevereiro e março, para comemorar a chegada da Primavera. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música.

Para se preparar para a festa no Brasil, que acontece no dia 28 de setembro, confira como é a celebração ao redor do mundo:

Índia


Na comemoração tradicional indiana, a religião é o que motiva a realização da festa. Para comemorar a chegada de bons tempos, milhões de indianos de todas as idades vão às ruas. A data varia, visto que o Holi se celebra sempre no dia a seguir à lua cheia do mês de Phalguna, este ano aconteceu no final de março.

Durante a noite de lua cheia, fogueiras são acesas para afastar os espíritos e para comemorar a vitória do bem sobre o mal. No dia seguinte, as pessoas se acumulam nas ruas para o início do ritual central, com o arremesso de pós coloridos e água.

De nome original "Lathmar Holi", o festival paralisa a Índia e atrai cada vez mais turistas do mundo todo, entre seus atrativos estão até bombas de cores.

Reino Unido


O evento, que aconteceu em agosto deste ano em Londres, teve seus ingressos esgotados rapidamente. O Festival das Cores é organizados pela Holi Concept GmbH, fundadores e iniciadores do primeiro festival das cores na Europa.

Com um objetivo bem mais festivo que religioso, a capital inglesa se reuniu para celebrar dois dias de festa com muitas cores na Usina Termelétrica de Battersea, localizada na margem sul do Rio Tamisa, em Battersea. No ano passado, a festa aconteceu em quatro cidades da Alemanha.

Nepal


O Holi é comemorado com grande entusiasmo nesse país do continente asiático. As celebrações duram uma semana, em que toda a população se reúne para ficar encharcada na água colorida.

As celebrações são de importância significativa na região do Terai e também onde as comunidades indígenas, principalmente Marwaris, se instalaram. Famílias e amigos se reúnem e celebram a ocasião com muita alegria.

É possível ver por todas as ruas as pessoas se divertindo, jogando cores em bexigas d’água.

Portugal


O festival foi comemorado durante duas datas de agosto e setembro em duas cidades portuguesas em 2013: Porto e Lisboa.

Além das cores marcantes, a última festa contou com apresentações em ritmos do reggae, world-music, hip-hop e eletrônica. As cores vibrantes do Gulal (como é chamado o pó colorido) é lançado de hora em hora pelos participantes.

Na edição portuguesa, o valor dos bilhetes já incluía de um a três sacos do pó colorido.

Espanha


Em abril de 2013 foi a vez de Barcelona receber o evento, organizado pelo grupo de dança Bollywood Sitare.

O evento também foi realizado ao ar livre, com entrada gratuita. O festival contou com apresentações de dança Bollywood e após isso houve a distribuição do tradicional pó colorido. O último Holi oficial, o mesmo realizado nos países da Europa, aconteceu na Espanha em 2012.

E agora no Brasil!

A festança brasileira que acontece no dia 28 de setembro, no Parque Villa-Lobos, não foge à tradição. No evento brasileiro, uma série de atividades gratuitas multiculturais serão disponibilizadas aos interessados.

Em sua 1ª edição brasileira, os frequentadores poderão usufruir de aulas de yoga e meditação e muita música, com um grupo de ritmos hindu. Veja mais aqui.

Por Marina Marques

Atualizado em 20 Set 2013.