Guia da Semana

O 9º mês do ano é muito especial para os gaúchos. Em 20 de setembro, iniciou-se a Guerra dos Farrapos, data que é feriado em todo o Rio Grande do Sul. E para comemorar tal feito, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia) recebe, todos os anos, o Acampamento Farroupilha.

+ Confira a programação do Acampamento Farroupilha 2013
+ Saiba mais sobre a montagem do Acampamento Farroupilha 2013

Mesclando a cultura gaúcha com as oportunidades de ensino que o evento oferece, o Acampamento presenteia seus frequentadores com apresentações de dança, de música, exposições, entre outras atividades. E além de todas estas atrações, é uma exigência da Prefeitura de Porto Alegre que os piquetes tragam algum tipo de aprendizado aos visitantes.

Os ensinamentos envolvem teoria e prática. Aulas sobre a história do Estado, sobre a Revolução Farroupilha e algumas oficinas fazem parte da programação. Assim, projetos como as Cirandas Escolares atraem colégios, desde 1992. O número de estudantes no Acampamento aumentou significativamente, com um pico de 10 mil crianças, em 2010.

O objetivo das Cirandas é estimular e proporcionar conhecimento aos professores. Consequentemente, o gosto e o orgulho de ser gaúcho passam a fazer parte da vida dos alunos. A cada dia de Acampamento, um CTG diferente fica responsável pelos trabalhos com danças e ritmos típicos, como a Dança do Pezinho e o Canto do Bugio, e as origens de tais canções, além de brincadeiras de roda e o jogo da sapata.

Mas a interação não para por aí. Ainda é possível aprender a escovar os dentes corretamente e, para os adultos, há palestras sobre prevenção dos cânceres de boca e de mama. Entre outras oficinas, podem ser citadas a de preparar charque para o arroz de carreteiro, aprender a preparar um mate gaudério, como deve ser o trato com o cavalo, como pilchar-se corretamente, como tosquiar uma ovelha, como jogar truco e oficinas de danças tradicionalistas.

Por Lucila Rosa

Atualizado em 27 Ago 2013.