Guia da Semana

Entre os cartões postais da cidade de São Paulo, os cemitérios chamam atenção como uma opção no mínimo inusitada de passeio. O fato é que, como em algumas capitais internacionais charmosas como Paris e Buenos Aires, a formação interna dos cemitérios recebeu ao longo do tempo uma atenção especial. Isso culminou na existência de túmulos de rica arquitetura, é como um museu ao ar livre.

+ Veja quais são as personalidades do teatro brasileiro
+ Confira os endereços tombados da cidade de São Paulo

Pessoas que contribuíram para formar a história da cidade e do país foram sepultadas nos vários cemitérios da cidade. No mais antigo da metrópole, o da Consolação, é onde está concentrado o maior número de jazigos célebres. São cerca de 200 túmulos que possuem valor histórico. Exemplos de personalidades ali localizadas são artista modernista Tarsila do Amaral e de um presidente da república, o Washington Luís.

Conheça um roteiro dos famosos enterrados em São Paulo

Cemitério da Consolação

É nesse cemitério que se encontra o maior número de personalidades que contribuíram para o aspecto histórico e cultural do país. Um dos túmulos ali localizados é o do escritor modernista Mário de Andrade. Sua contribuição para a literatura, bem como para o movimento modernista brasileiro, é inestimável. Continuando nos escritores, lá também se encontra o túmulo de Monteiro Lobato.

Até hoje uma grande influência na literatura infantil, Monteiro Lobato criou personagens imortais como a Boneca Emília, Dona Benta, Narizinho e toda a série do Sítio do Pica Pau Amarelo. É um dos túmulos mais visitados e também fotografados. Tarsila do Amaral foi outra grande representante do movimento modernista iniciado em São Paulo. Hoje em dia, os seus quadros são avaliados em fortunas. Muitos visitantes prestam a sua sincera homenagem a essa pintora imortal da arte brasileira. Outro túmulo que se pode encontrar no cemitério da Consolação é o de Washington Luís, que foi o décimo presidente do Brasil. Ele trouxe avanços políticos e de infraestrutura.

  • Telefone: (11) 3256-5919

  • Endereço: Rua da Consolação. Consolação. CEP: 01301-000

  • Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 9h às 17h.


Cemitério do Morumby

O visitante que for ao cemitério do Morumby com a vontade de prestar sua homenagem a grandes heróis brasileiros certamente não sairá de lá decepcionado. O túmulo mais visitado do cemitério é o de Ayrton Senna. O maior piloto brasileiro de Fórmula 1 de todos os tempos é frequentemente homenageado com flores por fãs saudosos.

Saindo do esporte para a música, e do maior piloto para a maior cantora, outro túmulo no qual os fãs se detém com bastante carinho é o de Elis Regina. Uma grande entusiasta dos mais variados e diversificados estilos musicais, essa cantora de garra revolucionou a música brasileira com as suas interpretações rasgadas e ao mesmo tempo cheias de bossa.

  • Telefone: (11) 3759-1000

  • Endereço: Rua Dep. Laércio Corte, 468. Morumbi. CEP: 05706-290


A história brasileira está repleta de personagens ilustres que por algum tempo, mesmo que às vezes breve, iluminaram a trajetória do país. Muitos deles estão enterrados nos cemitérios da cidade de São Paulo. Não perca a oportunidade de prestar a sua homenagem a eles.

Atualizado em 7 Jan 2014.