Guia da Semana

Por Juliana Couto

A segunda semana de novembro, entre 10 e 15, marca o Festival Internacional de Cinema de Paraty. Em sua quarta edição, o evento terá cinco mostras, como a competitiva, com longas de novos diretores, além de curtas-metragens nacionais, cinema contemporâneo, seleção dos melhores filmes brasileiros e o panorama de um mestre do cinema.

Localizada no meio da Rodovia Rio-Santos, quem sai de São Paulo encara mais de 300 km de estrada para chegar até Parati. Do Rio, a jornada passa dos 250 km. O Centro Histórico é a região com mais atrativos turísticos, mas é bom preparar as pernas. Não é permitido circular com carro nas ruas centrais. Por isso, leve calçados para caminhada e protetor solar. Se você vai para a cidade para conferir o festival, o Guia da Semana escolheu cinco locais para você se hospedar.

Ainda na Rio-Santos, a parada é na Pousada Bromélias. Aconchegante e com 10 bangalôs, a hospedagem tem cachoeira, piscina natural e massagem terapêutica. Já a luxuosa Casa Turquesa, no Centro Histórico, está instalada em sobrado do século 18. Vale se hospedar pelo conforto exclusivo das nove suítes.

Quem for em busca de conforto chique pode se hospedar na Pousada do Sandi, também no Centro Histórico. A estrutura reserva spa, piscina, amplos salões de convívio, bar e restaurante. As cores fortes da decoração alegram o ambiente, moderno. A hospedagem prepara passeios em alto mar e em trilhas e recebe eventos de negócios, festas, casamentos e reuniões entre amigos.

Já o Hotel Pousada das Canoas acomoda até quatro pessoas e tem opções de quartos conjugados. São 48 acomodações, exclusivas para casais e para grupos. Se a pedida for curtir pontos históricos, a pousada possui receptivo que organiza passeios em saveiro ou van.

Quem prefere praia pode repousar na Pousada Aldeia Paratii. A hospedagem abriga até cinco pessoas e está instalada entre as praias do Pontal e Jabaquara. A primeira não é ideal para banho, mas vale para relaxar com uma boa caipirinha nos quiosques da orla. Já na segunda, caia na água e aproveite para praticar vela, windsurf e canoagem.

Atualizado em 1 Dez 2011.