Guia da Semana

Muito além dos chocolates, fondues e cervejas artesanais, Campos do Jordão, cidade destino de inverno, é também um grande polo de turismo. Entre badalações e museus, a "Suíça brasileira" conta com museus, trilhas, cachoeiras, entre outros pontos que merecem a visita seja em alta ou baixa temporada.

Sede de um dos festivais de música erudita mais importantes do Brasil, o Festival de Inverno, Campos do Jordão já chegou até a abrigar a casa de inverno dos governadores de São Paulo na década de 60, local que hoje abriga um museu. Confira alguns bons passeios para se fazer na cidade.

Palácio do Governo

O Palácio da Boa Vista, também conhecido como Palácio do Governo, foi inaugurado em 1964 com o intuito de ser residência de inverno dos governadores de São Paulo. Em 1970, o local se tornou um museu sob o pedido do governador Abreu Sodré. O espaço reúne obras de grandes nomes das artes como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Candido Portinari, além de uma coleção de artes sacras, pratarias, louçarias, tapeçarias e mobiliário dos séculos XVII, XVIII e XIX.

Estrada de ferro de Campos do Jordão

O trem sai do receptivo turístico da sede da Estrada de Ferro Campos do Jordão, em Pindamonhangaba. O trajeto tem duração de aproximadamente 40 minutos e permite que o passageiro conheça a Zona Rural do município da cidade, com os campos de cultivo de arroz e antigas fazendas cafeeiras. Uma das principais atrações do percurso é a parada no Balneário Reino das Águas Claras.

Horto Florestal


Criado em 1941, o Horto Florestal possui churrasqueiras, pesqueiro, lagos, viveiros de plantas, área de ginástica, ciclovia, bosques, capela, duchas, restaurantes, loja de artesanato, trilhas, etc. Do alto da torre de madeira, a vista é panorâmica: são 12 metros de altura, sem contar com a altitude, que chega a 2007 metros nos pontos mais elevados. Possui trilhas de até duas horas e meia de duração com acompanhamento opcional.

Museu Felícia Leirner

O Museu Felícia Leirner, aberto em 1979, reúne cerca de 90 peças esculpidas em bronze, granito e cimento branco, todas doadas pela escultora ao governo do estado de São Paulo, em 1978, em um espaço completamente aberto.

Trilha da Cachoeira


Toda margeada por araucárias, a Trilha da Cachoeira tem uma série de três quedas d’água que atrai muitos visitantes pela possibilidade do banho. Possui um trecho de dois quilômetros em que é permitido o uso de bicicletas. Tem extensão de 4,7 quilômetros (ida e volta), é autoguiada e toda plana.

Centrinho do Capivari

O Centrinho do Capivari é conhecido por se encontrar muitas personalidades da alta sociedade passeando pelas suas ruas e jardins. Possui intensa vida noturna por abrigar a maioria dos restaurantes, bares e cafés da cidade. A arquitetura típica relembra cidades suíças. É um dos lugares que ilustram bem o apelido de "Suíça Brasileira" dado a Campos de Jordão.

Por Rafaella Finci

Atualizado em 26 Jun 2012.