Guia da Semana

A uma balsa de distância, Santos e Guarujá são exemplos de locais com passeios para todos os gostos. Desde praias calmas com belas vistas a locais apropriados para mergulho e saltos de asa delta, os mares que cercam as duas cidades servem como um belo cenário para quem é fã de aventura ou aqueles que preferem curtir um descanso.

Veja os passeios turísticos e saiba o que fazer em Santos e Guarujá:

>> Santos
Passeio de escuna no Porto e Canal de Bertioga


No passeio pelo estuário, veja de perto como funciona o maior porto da América Latina e os prédios históricos do Centro e do Valongo, onde a cidade começou, além da Ilha Barnabé, Sítio das Neves, Ilha Diana e os manguezais cheios de garças e outras aves.

Laje de Santos


Localizada a 45 km da costa, a laje serve como local de reprodução de centenas de aves, propicia o desenvolvimento de fartas e diversificadas espécies marinhas em águas limpas, onde a visibilidade pode chegar a 40 metros de profundidade. É possível ver enormes arraias-manta e golfinhos.

Jardim Botânico


Seus 90 mil m² tem um acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais, divididas em 20 coleções, com destaque para as espécies da Mata Atlântica e da Amazônia, o bosque de pau-brasil, árvores de madeira de lei e 65 qualidades de palmeiras. Possui três lagos com patos, marrecos, gansos e uma ilha com macacos.

Passeio de bonde pelo Centro Histórico


O bonde turístico, cuja linha foi inaugurada em setembro de 2002, já é considerado uma das maiores atrações turísticas da cidade. O passeio, de 5 km, cobre todas as atrações do Centro de Santos. O percurso dura cerca de 50 minutos e passa por locais como a Praça Mauá e Palácio José Bonifácio, Monumento a Bartolomeu de Gusmão, Prédio da Fazenda Estadual, entre outros.

Ônibus Turístico Conversível


Passeio de 1 hora pela orla marítima de Santos, acompanhado de monitor e guia turístico em ônibus double deck (dois andares, sendo o de cima ao ar livre). Durante o trajeto, o guia apresenta um panorama histórico de Santos, além de informações sobre os principais pontos turísticos da cidade.

Bolsa Oficial do Café


Inaugurado em 1922, como parte das comemorações do centenário da independência, o Palácio da Bolsa Oficial do Café de Santos é um dos mais significativos monumentos arquitetônicos do Estado de São Paulo. Em setembro de 1998, a edificação foi reaberta após um grande trabalho de restauro, dando início ao Museu dos Cafés no
Brasil.

Monte Serrat


Foi erguido, no alto do morro, um grande edifício com terraços, mirante e cassino. Seu topo pode ser atingido pelo bondinho, que funciona sobre trilhos em sistema funicular, ou pela escadaria, com 415 degraus. Do alto pode-se avistar toda a cidade de Santos, desde a praia até o porto, e também os municípios de Guarujá, Cubatão, São Vicente e Praia Grande.

>> Guarujá
Aquário Acqua Mundo


Aclamado como o maior aquário da América do Sul, o Acqua Mundo, localizado na Praia da Enseada, exibe uma enorme coleção de animais aquáticos e terrestres, não só do Brasil, mas do mundo todo.

Forte dos Andradas


No fim da praia do Tombo, A Brigada de Artilharia Antiaérea, permite hoje a entrada nas dependências do Forte, onde se pode fazer um maravilhoso passeio ecológico, com acesso aos
antigos canhões, túneis que serviam para transportar munição além de oferecer uma magnífica vista, tanto do Guarujá como da baía de
Santos.

Estação Ecológica de Sorocotuba


Localizada no Mirante do Sorocotuba, entre as praias da Enseada e Pernambuco, também conhecido como mirante Santa Fé, é um local de rara beleza, uma reserva da Mata Atlântica com costeira rochosa, praias desertas e águas cristalinas que possibilitam que o visitante aprecie a desenvoltura de tartarugas, raias e outros animais marinhos.

Heureka Exploratorium


Parque Temático de Ciência e Tecnologia. O primeiro museu interativo da América da Sul apresenta mais de 130 experiências e invenções. Todas as atividades são acompanhadas por monitores, que vão explicando os fenômenos que ocorrem.

Morro do Costão das Tartarugas


Mirante de fácil acesso com visão para o Costão das Tartarugas. No local existe o Restaurante Vista Linda, com terraços cobertos e ao ar livre. Acesso fácil pela estrada asfaltada, no final da Av. Miguel Stéfano.

Morro do Maluf (Mirante do Morro da Campina)


O Marco Zero do Guarujá e o ponto geográfico que divide as praias de Pitangueiras e Enseada. Local ideal para fotos panorâmicas e também ponto oficial de saltos de Asa Delta e Paraglider. Do seu topo se tem uma visão panorâmica de boa parte da cidade e da Ilha das Cabras. O paredão, em um dos lados, é ideal para pescar.

Por Rafaella Finci

Atualizado em 10 Abr 2012.