Guia da Semana

Passeios grátis em Campinas

Parques e construções históricas estão entre os destaques da programação gratuita da cidade

Campinas respira cultura, história e beleza em todos os cantos, por isso é muito fácil encontrar o que fazer ao pesquisar uma programação grátis e divertida oferecida pela cidade. Entre os destaques locais, os museus, parques, cinemas e projetos culturais são excelentes opções para quem deseja se divertir, aprender e conhecer mais sobre diferentes artes, sem gastar um tostão. Além disso, quem aprecia construções históricas pode preparar as câmeras para registrar belos projetos arquitetônicos.

O Guia da Semana preparou um roteiro com os melhores lugares gratuitos para se conhecer em Campinas.

Lagoa do Taquaral

Lagoa do Taquaral é perfeita para curtir a natureza, praticar atividades físicas e passar momentos agradáveis com a família. A área da lagoa corresponde ao Parque Portugal e ao Balneário Municipal. No local, você encontra diversas opções para lazer: pistas de cooper, patinação, kartódromo, ciclovia e até mesmo piscinas e áreas  destinados à cultura e à arte.

No espaço, a programação é completa para toda a família e agrada diferentes gostos, já que é possível fazer um piquenique e aproveitar o sol e também fazer atividades físicas nos aparelhos de ginástica.

Endereço: Av. Heitor Penteado, 1671 – Taquaral, Campinas / SP

Horário de funcionamento: 07h às 22h

Catedral Metropolitana de Campinas

Visitar a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição é uma das atividades obrigatórias para quem vive ou visita a cidade, pois a sua importância histórica é mundial. A sua inauguração foi no ano de 1883 e a característica mais marcante é a parede feita com taipa de pilão, o que rendeu o título de maior parede a utilizar essa técnica na América Latina.

No interior da catedral, o visitante confere a arquitetura em estilo barroco baiano e com um acabamento especial de talha de madeira. Não importa a religião, vale a pena visitar, visto que é impressionante conhecer um lugar com tanta cultura, que inclusive é tombado como Patrimônio Histórico.

Endereço: Praça José Bonifácio, s/n – Centro, Campinas/ SP

Horário de funcionamento: 07h às 19h

Museu da Imagem e do Som - MIS

O Museu da Imagem e do Som é a instituição mais importante de Campinas em termos de memória audiovisual. O acervo do museu é dividido em áreas como Cinema, Música, Áudio, Vídeo, Fotografia e Tecnologia. No museu o visitante encontra os itens mais importantes da história cultural e social da cidade e isso faz o lugar ser procurado por pesquisadores e estudantes de todo os lugares do país.

O MIS oferece um circuito especial de Cinema com diferentes linguagens cinematográficas, projetos educativos, exposições e a possibilidade de empréstimos de material da coleção, de acordo com as restrições internas.

Endereço: Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas – SP

Horário de funcionamento: 10h às 18h

Bosque dos Jequitibás

O Bosque dos Jequitibás é um dos locais de lazer mais importantes de Campinas e conta com o Teatro Infantil Carlos Maia, a Casa do Caboclo, o Aquário Municipal e o Museu de História Natural.

Além disso, o visitante ainda tem a oportunidade de conhecer um zoológico reconhecido pelo IBAMA que é sucesso entre as crianças e adultos de todas as idades.

Vale ressaltar que o conjunto do Bosque é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Campinas e recebe anualmente cerca de 1 milhão de pessoas.

Endereço: Rua Coronel Quirino, 2 – Centro, Campinas /SP

Horário de funcionamento: 07h às 18h

Torre do Castelo

A Torre é um Castelo d’Água com 27 metros de altura erguida no ano de 1936. A sua construção foi feita para que fossem armazenados 250 litros de água na região. Hoje ela é um dos principais atrativos da cidade, pois a sua altitude corresponde aproximadamente a 735 metros, e do lugar o visitante tem a oportunidade de visualizar de maneira privilegiada diferentes pontos de Campinas.

Além disso, no mirante é possível ter uma vista especial da Serra do Japi. Escolher a visita ao entardecer pode render visuais ainda mais bonitos do alto da cidade de Campinas.

Para chegar ao topo, o visitante precisará subir uma escada em caracol e é necessário um pouco de fôlego, já que o ponto é um dos mais altos de Campinas.

Endereço: Praça 23 de Outubro, s/n – Jd. Chapadão, Campinas / SP

Horário de funcionamento: 12h às 20h

Atualizado em 10 Jul 2013.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

6 praias desertas para conhecer no Sul da Bahia

Os destinos parecem ter saído de um filme de tão bonitos!

7 lugares paradisíacos para conhecer na Costa Verde, trecho que liga o litoral norte de SP ao sul do RJ

O trecho que liga São Paulo ao Rio de Janeiro possui algumas das praias mais bonitas do Brasil!

13 praias bem preservadas em SP para conhecer nesse verão

Quem disse que São Paulo não possui praias limpas e paradisíacas?

AquaRio vende ingresso antecipado com direito a um ano de visitação

Maior aquário da América do Sul inicia as vendas pela internet com valores entre R$ 60 e R$ 360

Além das praias, 7 lugares para aproveitar os dias mais longos do horário de verão no RJ

Veja onde dar aquela esticada e curtir o ar livre nas estações mais quentes do ano

9 lugares paradisíacos banhados pelo mar do Caribe que você precisa conhecer

Areia branca, águas cristalinas e cenários que parecem de filme