Guia da Semana

Campinas respira cultura, história e beleza em todos os cantos, por isso é muito fácil encontrar o que fazer ao pesquisar uma programação grátis e divertida oferecida pela cidade. Entre os destaques locais, os museus, parques, cinemas e projetos culturais são excelentes opções para quem deseja se divertir, aprender e conhecer mais sobre diferentes artes, sem gastar um tostão. Além disso, quem aprecia construções históricas pode preparar as câmeras para registrar belos projetos arquitetônicos.

O Guia da Semana preparou um roteiro com os melhores lugares gratuitos para se conhecer em Campinas.

Lagoa do Taquaral

A Lagoa do Taquaral é perfeita para curtir a natureza, praticar atividades físicas e passar momentos agradáveis com a família. A área da lagoa corresponde ao Parque Portugal e ao Balneário Municipal. No local, você encontra diversas opções para lazer: pistas de cooper, patinação, kartódromo, ciclovia e até mesmo piscinas e áreas destinados à cultura e à arte.

No espaço, a programação é completa para toda a família e agrada diferentes gostos, já que é possível fazer um piquenique e aproveitar o sol e também fazer atividades físicas nos aparelhos de ginástica.

Endereço: Av. Heitor Penteado, 1671 – Taquaral, Campinas / SP

Horário de funcionamento: 07h às 22h

Catedral Metropolitana de Campinas

Visitar a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição é uma das atividades obrigatórias para quem vive ou visita a cidade, pois a sua importância histórica é mundial. A sua inauguração foi no ano de 1883 e a característica mais marcante é a parede feita com taipa de pilão, o que rendeu o título de maior parede a utilizar essa técnica na América Latina.

No interior da catedral, o visitante confere a arquitetura em estilo barroco baiano e com um acabamento especial de talha de madeira. Não importa a religião, vale a pena visitar, visto que é impressionante conhecer um lugar com tanta cultura, que inclusive é tombado como Patrimônio Histórico.

Endereço: Praça José Bonifácio, s/n – Centro, Campinas/ SP

Horário de funcionamento: 07h às 19h

Museu da Imagem e do Som - MIS

O Museu da Imagem e do Som é a instituição mais importante de Campinas em termos de memória audiovisual. O acervo do museu é dividido em áreas como Cinema, Música, Áudio, Vídeo, Fotografia e Tecnologia. No museu o visitante encontra os itens mais importantes da história cultural e social da cidade e isso faz o lugar ser procurado por pesquisadores e estudantes de todo os lugares do país.

O MIS oferece um circuito especial de Cinema com diferentes linguagens cinematográficas, projetos educativos, exposições e a possibilidade de empréstimos de material da coleção, de acordo com as restrições internas.

Endereço: Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas – SP

Horário de funcionamento: 10h às 18h

Bosque dos Jequitibás

O Bosque dos Jequitibás é um dos locais de lazer mais importantes de Campinas e conta com o Teatro Infantil Carlos Maia, a Casa do Caboclo, o Aquário Municipal e o Museu de História Natural.

Além disso, o visitante ainda tem a oportunidade de conhecer um zoológico reconhecido pelo IBAMA que é sucesso entre as crianças e adultos de todas as idades.

Vale ressaltar que o conjunto do Bosque é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Campinas e recebe anualmente cerca de 1 milhão de pessoas.

Endereço: Rua Coronel Quirino, 2 – Centro, Campinas /SP

Horário de funcionamento: 07h às 18h

Torre do Castelo

A Torre é um Castelo d’Água com 27 metros de altura erguida no ano de 1936. A sua construção foi feita para que fossem armazenados 250 litros de água na região. Hoje ela é um dos principais atrativos da cidade, pois a sua altitude corresponde aproximadamente a 735 metros, e do lugar o visitante tem a oportunidade de visualizar de maneira privilegiada diferentes pontos de Campinas.

Além disso, no mirante é possível ter uma vista especial da Serra do Japi. Escolher a visita ao entardecer pode render visuais ainda mais bonitos do alto da cidade de Campinas.

Para chegar ao topo, o visitante precisará subir uma escada em caracol e é necessário um pouco de fôlego, já que o ponto é um dos mais altos de Campinas.

Endereço: Praça 23 de Outubro, s/n – Jd. Chapadão, Campinas / SP

Horário de funcionamento: 12h às 20h

Atualizado em 10 Jul 2013.