Guia da Semana

Fortaleza é um destino perfeito para os turistas, pois reúne belezas naturais, monumentos históricos, construções características, boa estrutura e sol durante todo o ano. Para facilitar a vida de quem visitar a cidade, o Guia da Semana lista nove destinos imperdíveis na capital cearense.

Praia do Futuro


Com 8 km de extensão, a Praia do Futuro possui uma estrutura excelente de barracas para atender aos turistas. As opções são diversas e contemplam todos os gostos e bolsos. Uma das mais famosas é a Croco Beach, que inclusive oferece shows de humor durante a semana. É um destino para quem deseja relaxar sem preocupações.

Praça General Tibúrcio

A Praça General Tibúrcio é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Fortaleza por abrigar uma série de atrações históricas. Entre elas, estão: a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga da cidade; o Museu do Ceará, com acervo de mais de 13 mil peças; e o Theatro José de Alencar, construído com inspiração no movimento art noveau.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura


Construído com o objetivo de democratizar a cultura na cidade, o Centro Dragão do Mar é um complexo de 30 mil m² que abriga o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar e o Anfiteatro Sérgio Mota, além de salas de cinema, auditório e planetário.

Ponte dos Ingleses


Construída em 1920 para ser um porto, a Ponte dos Ingleses nunca serviu para atracar navios. Sua função sempre foi acomodar aqueles que desejam ver um dos pores-do-sol mais belos do Brasil, o da Praia de Iracema. Revitalizada em 1994, a ponte agora possui quiosques.

Praça do Ferreira


Considerada Marco Histórico e Patrimonial de Fortaleza, a Praça do Ferreira foi fundada em 1839, e urbanizada 32 anos depois. O local abriga diversas construções antigas, com destaque para o Cine São Luiz, contemporâneo ao Jardim 7 de Setembro, outra das atrações da praça.

Mercado Central de Fortaleza


Construído em madeira no ano de 1809 para a venda de alimentos, o Mercado Central de Fortaleza recebeu uma grande reforma na década de 1970. A reestruturação também alterou o caráter das lojas, que agora vendem artesanato local e produtos regionais a preços acessíveis. O local abriga 559 estabelecimentos, distribuídos em quatro andares.

Beach Park


Quando se fala em Fortaleza, não há como deixar de pensar no Beach Park, um monstruoso complexo turístico localizado a 16 km da capital cearense, na praia de Porto das Dunas. A área de 30 mil m² abriga um resort, uma praia e um parque aquático, o maior da América Latina. Anualmente, o Beach Park recebe cerca de 750 mil pessoas.

Praia de Cumbuco


Localizada a 30 km de Fortaleza, na cidade de Caucaia, a Praia de Cumbuco é o principal destino para quem busca os famosos passeios de buggy (com e sem emoção). As dunas do local também possuem adeptos do sandboard, aquele skate para areia. Os turistas menos radicais podem aproveitar as calmas e límpidas águas do mar.

Morro Branco


Localizado a cerca de 80 km de Fortaleza, na cidade de Beberibe, Morro Branco é um paraíso de belezas naturais. A principal atração do local é o Labirinto do Morro Branco, formado por um conjunto de falésias, por onde é possível caminhar. Se quiser relaxar, faça um passeio de jangada e aproveite a brisa cearense.

Por Gustavo Mesa

Atualizado em 28 Mai 2013.