Guia da Semana

São Paulo abriga uma diversidade imensa de lugares, pessoas e programação cultural. Desde as construções da época colonial até as novidades do século XXI, a capital paulistana sempre soube mesclar bem seu patrimônio histórico com a modernidade de cada geração.

Para aproveitar o feriado do aniversário da cidade, no dia 25 de janeiro, o Guia da Semana separou um roteiro com os principais passeios de São Paulo. Confira!

+ Centro de São Paulo


Créditos: Sylvia Masini/SPTuris

Marco zero da capital paulista em frente a Catedral da Sé, o centro é palco do nascimento de São Paulo com o Mosteiro de São Bento. Com pontos turísticos próximos uns dos outros, é possível conhecer em uma só caminhada lugares como o Pateo do Collegio, o Theatro Municipal, o Edifício Martinelli, o Solar da Marquesa, oVale do Anhangabaú, o Viaduto do Chá, entre outros.

+ Paulista - Jardins


Créditos: Wanderlei Celestino

Avenida símbolo da cidade e um dos principais centros econômicos de São Paulo, a região também é conhecida por ser um pólo cultural e de entretenimento. Nas suas redondezas, é possível visitar o MASP (foto), a Casa das Rosas, o Teatro do Sesi, o Parque Trianon e o Espaço Itau de Cinema da Rua Augusta, muito conhecido quando ainda era o Unibanco Arteplex.

No quesito gastronomia, as redondezas da Avenida Paulista contam com inúmeros estabelecimentos como o Spot, Lanchonete da Cidade, Ritz, Figueira Rubayat, Z-Delie outros. Os shoppings que marcam a rua são o Pátio Paulista e o Center 3. E quem gosta de cultura, pode conferir a grande Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

+ Ibirapuera

A região do Parque do Ibirapuera é famosa por habitar, em sua grande parte, grandes equipamentos públicos. Em um passeio feito a pé por lá, é possível conhecer aAssembléia Legislativa, o Monumento às Bandeiras, o Obelísco e o Ginásio do Ibirapuera.

Dentro do parque, os visitantes têm acesso à famosa fonte, ao Museu de Arte Contemporânea, à Fundação Bienal, ao Pavilhão da Oca e ao Auditório Ibirapuera.

+ Vila Madalena


Créditos: Catraca Livre/Clara Caldeira

Bairro em ascensão, a Vila Madalena é bastante conhecida por ser um reduto boêmio da cidade de São Paulo desde o início dos anos 70. Com um grande número de bares e casas noturnas, suas ruas, que ganharam nomes líricos como Harmonia, Girassol, Aspicuelta, entre outros, ficam cheias de pessoas durante as noites, principalmente aos finais de semana. Outro atrativo da região são os graffitis espalhados pelas paredes do bairro.

Casa da escola de samba da Pérola Negra, a Vila Madalena conta com bares como o bar Salve Jorge, Roda Viva e São Cristóvão e casas noturnas como Enfarta Madalena,Akbar e Black Bom Bom. Os restaurantes têm aumentado de número, com destaque para o Marcelino Pan Y Vino, o Lá da Venda e o Graminha.

Por Rafaella Finci

Atualizado em 21 Jan 2015.