Guia da Semana

Uma pesquisa divulgada em março, pelo site de viagens TripAdvisor, elegeu as 25 melhores praias do mundo segundo a opinião dos próprios viajantes. A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE) recebeu a medalha de ouro. O destino do Nordeste lidera uma lista que conta com outras 322 praias de todos os cantos do planeta.

Confira então uma lista do Guia da Semana com dicas sobre as praias brasileiras premiadas no Travelers' Choice 2014:

Baía do Sancho, Fernando de Noronha

“Lugar paradisíaco”, “um sonho de lugar”, “a mais linda de todas”. Essa é a opinião de praticamente todos os turistas que visitaram a Baía do Sancho, que ficou em 1º lugar entre as melhores praias do mundo. De 1.095 avaliações na pesquisa, a praia recebeu nota máxima de 1.028 turistas.

Como ir

Só há duas formas de chegar à praia: de barco ou descendo por escadas de ferro em meio às rochas. O acesso à Baía do Sancho é um pouco complicado, mas se é muito recompensado pelas belas paisagens.

Quando ir

A época mais adequada para visitar a Baía do Sancho é de fevereiro a junho, quando a água das chuvas forma duas cachoeiras que caem de cima de um precipício.

O que fazer

Com águas cristalinas e bancos de coral, a praia do Sancho é considerada um dos melhores pontos do Brasil para a prática do mergulho livre. Até mesmo para quem não sabe nadar, é possível chegar bem pertinho de peixes, tartarugas e – se tiver sorte - golfinhos. No final da praia ainda é possível aproveitar um banho de cachoeira.

Praia dos Carneiros, Tamandaré

Mais uma praia pernambucana figura a lista das melhores do mundo. Desta vez, a praia de rio e de mar, chamada de Praia dos Carneiros, ficou em 12º lugar entre as preferidas dos viajantes. Além de ser uma das mais desertas do litoral sul de Pernambuco, a Praia dos Carneiros é cercada por recifes que formam piscinas naturais.

Como ir

Localizada a apenas 5km do centro da cidade, a Praia dos Carneiros pode ser acessada de diversas formas. Ao norte da cidade, há placas indicativas e qualquer morador pode orientar o turista. De carro, o trajeto é de dez quilômetros e pode ser feito através dos bares locais. Existem também as opções de mototáxis, catamarãs ou pela praia, em cerca de 30 minutos de caminhada.

Quando ir

Assim como a maioria das praias da região nordeste, a temperatura é alta o ano todo, com períodos de chuva apenas durante o inverno. Mas, por ser um pouco deserta, a praia não oferece muita estrutura aos turistas durante a semana ou na baixa temporada.

O que fazer

Para incrementar um pouco os roteiros, algumas barracas de praia oferecem passeios à cavalo pela areia ou de catamarã. Para os marinheiros de plantão, há diversas rotas feitas de barco. No verão, os mais procurados são os que seguem para Carneiros ou para a ilha do Coqueiro.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande

A última praia brasileira na lista das melhores do mundo é a Praia de Lopes Mendes, na Ilha Grande. Considerada o paraíso dos surfistas, a praia ficou em 13º lugar na avaliação dos turistas. Além de belas paisagens, o local é abrigo de uma extensa vida marinha, de trilhas em meio à Mata Atlântica e de um clima rústico e deserto.

Como ir

A forma de acesso mais comum é por passeio de barco partindo da Vila do Abraão. Ao chegarem em Pouso, os turistas iniciam uma trilha de 1 quilômetro para atravessar em cerca de 30 minutos um morro e chegar a Lopes Mendes, do outro lado da Ilha. Para quem prefere uma caminhada mais longa, também é possível chegar na praia através do Farol de Castelhanos. O trajeto demora aproximadamente uma hora.

Quando ir

A Praia de Lopes Mendes pode ser visitada durante todo o ano, mas, para aproveitar melhor o lugar, as melhores épocas são de março a junho e de agosto a outubro, quando a temperatura é mais amena e chove menos.

O que fazer

Para os fãs de mergulho, os pontos de parada são os muitos naufrágios e águas repletas de tartarugas, golfinhos e outros animais marinhos. Já caminhando - há trilhas para todas as praias -, o roteiro principal é o que conduz à paradisíaca paisagem formada pelas areias finas e brancas e o mar azul esverdeado. Além disso, com o mar bastante agitado, Lopes Mendes se tornou destino certo de surfistas.

Por Renata Fernandes

Atualizado em 7 Nov 2014.