Guia da Semana

O crowdfunding está cada vez mais presente nos projetos daqueles que tem boas ideias mas não tem como viabilizá-las. Para quem não sabe, crowfunding consiste em obter fundos para um determinado projeto por meio de contribuições coletivas de pessoas que o achem interessante.

Resumindo, se você curte uma ideia que alguém teve, é possível ajudá-lo financeiramente nos sites do assunto. Pensando nisso, o Guia separou algumas sugestões para serem ajudadas esse mês.

“Jamari – Meu Rio, Minha Terra”

Prazo: 4 de julho de 2014
Link para contribuir: http://catarse.me/pt/jamari

O projeto consiste na gravação de um longa-metragem mostrando o dia a dia da comunidade Jamari, residente na Amazônia, Pará. As 12 famílias que compõem a comunidade vivem em equilíbrio com a natureza e são adeptos de práticas sustentáveis. No entanto, os interesses econômicos e os conflitos por terras podem levar ao fim dessas famílias e do local onde vivem. Além de defender a manutenção da comunidade, o excedente das arrecadações vai ser utilizado prar a construção de um moinho de purificação de água no local.

“Virada Educação”

Prazo: 11 de maio de 2014
Link para contribuir: http://catarse.me/pt/viradaeducacao

O projeto consiste em um evento, um livro e um filme. No dia 17 de maio, a proposta é realizar a Virada Educação, fazendo referência à Virada cultural que acontece no mesmo dia. Serão mais de 50 atividades gratuitas inclusas nas categorias diálogos, trilhas/oficinas, exibições e intervenções. Posteriormente, o livro e o curta-metragem com reflexões sobre aprender nas cidades e com histórias dos educadores será lançado.

“Mutirão da Saúde – Rotary Day”

Prazo: 9 de maio de 2014
Link para contribuir: http://catarse.me/pt/rotaryday

Os frequentadores do Parque do Ibirapuera terão a oportunidade de aferir pressão arterial, medir o índice glicêmico, conhecer seu índice de massa corpórea, realizar teste de hepatite e colesteral, exame de mamografia, avaliar a pisada com baropodômetro e receber massagem. O Multirão da Saúde envolverá a participação de aproximadamente 400 colaboradores e conta com o apoio e parceria da Prefeitura de São Paulo.

“Guia da Copa para Pets”

Prazo: 9 de maio de 2014
Link para contribuir: http://catarse.me/pt/GuiadaCopaparaPets

A Copa do Mundo 2014 será realizada no Brasil em junho e julho. Com isso, movimentações como fogos de artifício e barulho de comemorações assustam os animais que se desorientam pelo pânico. Eles podem se perder, serem atropelados e ter problemas de saúde. Pensando nisso, o projeto vai elaborar uma cartilha em versões português e inglês nas quais os donos de animais vão ser orientados a como lidar com seus bichinhos nesse período.

“TasteQuiet”

Prazo: 10 de junho de 2014
Link para contribuir:
http://benfeitoria.com/tastequiet

Lucas Cunha passou um bom tempo da sua vida produzindo um quadrinho por dia e publicando no seu blog. O processo acabou no ano passado com 366 tiras acessadas por mais de 25 mil pessoas. O trabalho só será realmente consolidado se o financiamento para fazer uma versão impressa do material foi viabilizada.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 10 Mai 2014.