Guia da Semana

A cerca de 250 km da capital carioca, Paraty é destino badalado para quem aprecia as artes, a arquitetura colonial e suas belas e tranquilas paisagens. Nomeada Patrimônio Histórico Nacional em 1966, a cidade litorânea atrai turistas todos os anos, especialmente na época das edições da Flip – Feira Literária Internacional de Paraty.

Para ter uma viagem bacana e sem percalços, o Guia da Semana preparou um roteiro com estadias na cidade, além de separar restaurantes e bares para se deliciar com a culinária caiçara. Confira!


Massas, carnes e risotos compõem cardápio do Voilà Bistrô, que remete aos bistrôs parisienses. Crédito: Divulgação/Lipe Borges

Voilà Bistrô
Anexo à Pousada Caminho do Ouro, o restaurante serve massas, carnes e risotos em espaço que remete aos bistrôs parisienses. Os pratos mais pedidos são o risoto de pato com foie gras e o robalo em crosta de parmesão. Para acompanhar, é possível escolher entre rótulos da América do Sul, Europa e África.

Banana da Terra
No Centro Histórico de Paraty, o restaurante funciona em um casarão do século 17. O cardápio explora as possibilidades da cozinha caiçara e de ingredientes naturais da região. O peixe com banana e o bolo com melado de cana são populares. Para embalar a refeição, prove as caipirinhas preparadas com cachaças artesanais da cidade.

Che Bar
O bar está projetado num casarão histórico de Paraty e tem decoração temática relacionada a Cuba, homenageando o líder cubano, Che Guevara. A casa conta com drinks e pratos do país, como o famoso mojito. Destaque também para a Picanha Havana grelhada.


No Le Gite D'Indaiatuba, as culinárias francesa e brasileira dão vida aos pratos. Crédito: Site oficial

Le Gite D’Indaiatiba
As cozinhas brasileira e francesa se encontram na carta do estabelecimento. Em pousada de mesmo nome, a casa prepara uma seleção de criações com muitas frutas e temperos frescos, ideais para degustar junto das árvores e da cachoeira do local. Destaque para o robalo ao molho de gengibre e manga e para os camarões grelhados com risoto de pitangas.

Paraty 33
O espaço conta com música ao vivo (bossa nova, pop nacional, sertanejo e MPB) e costuma alegrar público de faixa etária variada. Mesmo com seu ambiente badalado, a casa não deixa de lado sua gastronomia, com cardápio composto por frutos do mar, massas, grelhados e carnes. Para beber, destaque para a carta de vinhos, com mais de 60 rótulos.

Thai Brasil
Pedacinho da Tailândia em Paraty, o restaurante possui decoração colorida e receitas repletas de ervas aromáticas, temperos e pimentas. Camarão com curry vermelho no abacaxi e lulas grelhadas com nirá são boas pedidas para alegrar o paladar. Há lugar também para opções vegetarianas.


Decoração romântica é ideal para um encontro a dois no Refúgio Restaurante. Crédito: Divulgação

Refúgio Restaurante
Diante do Cais do Porto, a casa investe em lustres de pedrarias, velas e espelhos para dar tom luxuoso à decoração. Pelas mesas, bandejas trazem união entre as culinárias local e mediterrânea. Casais costumam programar noites românticas no local, provando o camarão à Espanhola ou a casquinha de siri.

Cervejaria Caborê
A cervejaria conta com a fábrica da cerveja Caborê, anexa ao estabelecimento. Essa cerveja, sem dúvida, é o destaque da casa. O ambiente intimista conta com espaço ao ar livre. Na cozinha, opções variadas, de petiscos caiçaras a culinária alemã.

Atualizado em 2 Jul 2013.